Topo

Redações da Unicamp são sobre 'pessimismo' e 'bebidas alcoólicas'; candidatos acham exame mais fácil do que o Enem

Mariana Monzani

Do UOL, em São Paulo

11/11/2012 17h33Atualizada em 12/11/2012 11h05

Os candidatos que realizaram a primeira fase do vestibular 2013 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), neste domingo (11), tiveram que escrever duas redações: um texto sobre pessimismo e uma carta sobre a relação dos jovens com a bebida alcoólica, segundo vestibulandos que fizeram as provas na capital paulista.

UOL terá a resolução online das questões feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo, a partir das 19h de hoje. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, os gabaritos oficiais serão publicados na próxima quarta-feira (14). 

Para Caroline Yuri, 17, treineira, a prova estava bem mais fácil que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. "Matemática estava muito difícil, como qualquer prova de exatas. Agora, a redação foi tranquila, porque essa é uma prova que você pode expor sua opinião", disse.

Já para Kleber Yudi, 17, que está prestando vestibular para engenharia civil, a redação foi a parte mais fácil da prova "exatas estava bem difícil e complicado de interpretar os textos", afirmou Kleber.

Cesar Kimura, 22, presta vestibular pela terceira vez e quer uma vaga em biologia. "Fiz um ano de Poli [Escola Politécnica], em 2008, não me adaptei e fui fazer ciências médicas e biomoleculares. Não gostei do curso e descobri que queria biologia. Estou aqui, agora", contou.

Confiante, Cesar diz que já tem experiência em vestibulares e que essa primeira fase da Unicamp foi bastante tranquila. "Enem foi mais difícil. A redação estava fácil, mas interessante de fazer", disse.

Resultados e 2ª fase

O gabarito oficial da primeira fase será publicado na segunda-feira (12). E na quinta-feira (15), será divulgada a expectativa da banca de redação. No dia 21 de dezembro será divulgada a lista dos aprovados para a próxima etapa. 

 

Na segunda fase, realizada nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013, todas as provas serão discursivas, sendo:

  • 1º dia – prova de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa e prova de matemática;
  • 2º dia – prova de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa;
  • 3º dia – prova de ciências da natureza.

Outras informações podem ser obtidas no site da Comvest.