Topo

Nervosos, candidatos do vestibular 2013 da Unicamp já cogitam um ano de cursinho

Candidatas aguardam abertura de local de prova em São Paulo - Aline Arruda/UOL
Candidatas aguardam abertura de local de prova em São Paulo Imagem: Aline Arruda/UOL

Mariana Monzani

Do UOL, em São Paulo

11/11/2012 12h11

Ansiedade e tensão dominavam o clima de espera de abertura dos portões do vestibular 2013 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) neste domingo (11) em São Paulo. Os alunos ouvidos pelo UOL já contam com mais um ano de cursinho, caso não sejam aprovados neste exame.

Para não correr risco de se atrasar, Marcel Soubkovsky, 17, chegou antes das 11h , com mais de uma hora de antecedência da abertura dos portões. "Estava difícil pra dormir esses últimos dias. Estudei muito resolvendo provas anteriores da Unicamp e fazendo, mais ou menos,40 exercícios por dia, é bem cansativo", diz Marcel.

Os irmãos gêmeos Ana Carolina e Daniel Henrique Madureira de Assis, 19, dizem ter se preparado com um ano no cursinho, mas acham que ainda não foi suficiente. "Tivemos vários problemas [pessoais] esse ano, o que atrapalhou nossos estudos", diz Ana Carolina. "Estamos fazendo as provas mais como um teste, mas já estamos preparados pra outro ano de cursinho", diz Daniel.

"Veterana" no vestibular da Unicamp, Bruna dos Santos Fraga, 17,  quer arquitetura e urbanismo e acha que as provas "assustam". Ela diz: "Não me dou muito bem com as questões da Unicamp, não sei explicar. Vamos ver, estou ansiosa, mas estava muito mais nervosa para as provas do Enem, semana passada". 

Ana Maria Mendes está prestando o vestibular da Unicamp pela primeira vez, e está bastante ansiosa. "Não passei na prova de habilidades especificas da USP e estou um pouco ansiosa com o resultado da Unicamp.", fala Ana. 

A maioria dos alunos entrevistados querem apenas faculdades públicas e fizeram Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na semana passada para tentar outras vagas em federais, como a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Se não forem aprovados, eles já cogitam um ano de cursinho pré-vestibular.

Vestibular 2013

A Unicamp realiza neste domingo a primeira fase do vestibular 2013, das 13h às 18h. São 67.403 candidatos, que disputam 3.444 vagas. O UOL terá a resolução online das questões feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo, a partir das 19h. 

Hoje, os alunos farão as provas de redação e conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha. O gabarito oficial será divulgado no site da Comvest, no dia 14 de novembro.

No vestibular do ano passado, os candidatos deveriam redigir três textos na prova de redação. Esse ano houve alterações, e os candidatos deverão produzir apenas dois textos de gêneros distintos e de execução obrigatória na prova de redação.

O gabarito oficial da primeira fase será publicado na segunda-feira (12). E na quinta-feira (15), será divulgada a expectativa da banca de redação. No dia 21 de dezembro será divulgada a lista dos aprovados para a próxima etapa.

 

Na segunda fase, realizada em três dias, sendo 13, 14 e 15 de janeiro de 2013, todas as provas serão discursivas, sendo:

1º dia – prova de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa e prova de matemática;

2º dia – prova de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa;

3º dia – prova de ciências da natureza.

Outras informações podem ser obtidas no site da Comvest.