Topo

UOL terá correção online da primeira fase do vestibular 2013 da Unicamp neste domingo

Do UOL, em São Paulo

09/11/2012 12h18

A primeira fase do vestibular 2013 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) acontece neste domingo (11), das 13h às 18h. A partir das 19h, o UOL terá a resolução online das questões feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo. São esperados 67.403 candidatos, que disputam 3.444 vagas.

Segundo a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares), será proibido entrar nas salas portando celulares. De acordo com a orientação, "o candidato que for pego com celular (ainda que desligado), durante a realização das provas, será eliminado do vestibular". Não haverá opção para guardar o aparelho na sala de prova. Na edição anterior do vestibular Unicamp, 50 candidatos foram eliminados por estarem com celular em sala.

É recomendado que os candidatos cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h - não será permitida a entrada de atrasados. Os primeiros candidatos só poderão sair das salas depois de 3h30 do início do exame. Nos Estados onde não há horário de verão, será utilizado o horário local e não o horário de Brasília. Veja o manual do candidato:

Na primeira fase, os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, uma foto 3x4 recente (tirada em 2012), com nome e número de inscrição anotados no verso, caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo.

Provas

O vestibular da Unicamp é composto por duas fases. Na primeira fase, a prova é dividida em duas partes: a redação e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha.

No vestibular do ano passado, os candidatos deveriam redigir três textos na prova de redação. Esse ano houve alterações, e os candidatos deverão produzir apenas dois textos de gêneros distintos e de execução obrigatória na prova de redação.

O gabarito oficial da primeira fase será publicado na segunda-feira (12). E na quinta-feira (15), será divulgada a expectativa da banca de redação. No dia 21 de dezembro será divulgada a lista dos aprovados para a próxima etapa. 

 

Na segunda fase, realizada em três dias, todas as provas serão discursivas, sendo:

  • 1º dia – prova de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa e prova de matemática;
  • 2º dia – prova de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa;
  • 3º dia – prova de ciências da natureza.

 

Concorrência

Medicina é o curso mais concorrido, como acontece desde que a Unicamp desenvolveu vestibular próprio, com 13.998 candidatos - são 127,3 candidatos por vaga. Em seguida, aparece o curso de arquitetura e urbanismo (97,1 c/v), medicina na Famerp (72,0 c/v), engenharia civil (51,9 c/v) e engenharia química - Integral (44,7 c/v).

Enem

Sobre o uso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no vestibular deste ano, a universidade informa:

  • As notas do Enem só serão utilizadas na classificação para a segunda fase do vestibular, se o MEC (Ministério da Educação) disponibilizar o cadastro e as notas relativas ao Enem 2012 até o dia 30 de novembro de 2012. Caso isso não aconteça, as notas de 2011 ou de 2012 do Enem, não serão consideradas para nenhum candidato nessa fase do vestibular;
  • As notas do Enem só serão utilizadas para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular caso o MEC disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2012 até o dia 15 de janeiro de 2013. Caso contrário, as notas do Enem, de 2011 ou de 2012, não serão consideradas para nenhum candidato do vestibular.

 

Outras informações podem ser obtidas no site da Comvest.