Topo

Atualidades são complemento à teoria aprendida em sala de aula, diz professor

Mariana Monzani

Do UOL, em São Paulo

18/09/2012 06h00

Mais do que dominar o conhecimento adquirido na escola, os alunos que estão se preparando para os vestibulares precisam compreender as chamadas atualidades, que devem estar presentes no repertório do candidato.

“Atualidades são fenômenos que acontecem no ano e somente no ano, e o aluno tem que saber o porquê das coisas e saber relacioná-las com o conteúdo aprendido na escola”, explica Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora geral do curso e colégio Objetivo.

Segundo Paulo Roberto Moraes, professor e coordenador de geografia do curso Anglo, não se pergunta sobre o fato em si, mas se usa o fato para falar sobre as ciências (geografia, física, química, história, biologia, etc). Portanto, o aluno precisa ficar de olho nos meios de comunicação, se informar e elaborar novas questões que possam ajudá-lo na hora dos estudos. Dessa forma, as atualidades passam a ser um complemento aos conceitos teóricos.

“O aluno precisa ficar atento aos fatos. Uso nas aulas, por exemplo, o Código Florestal, que é um assunto atual, para falar sobre o desmatamento no território brasileiro”, diz o professor.

Não basta se informar e passar horas estudando todo o conteúdo se o aluno não sabe ler o jornal. Habilidade na hora da leitura facilita a compreensão de todo o resto. “Para consolidar o conhecimento, é essencial que o aluno esteja bem informado. Ler o jornal é bom e faz com que ele tenha maior sensibilidade para interpretar e questionar os temas e acontecimentos sobre o mundo”, explica Moraes.

Para Vera Lúcia, o jornal é importante, também, para uma boa argumentação na hora da redação. “O editorial do jornal é ponto básico para desenvolver uma boa redação, pois isso dá argumentos e elementos para compor um texto articulado.”, afirma.

Apostas para 2013

Os vestibulares do fim do ano se aproximam e os alunos devem prestar atenção aos fatos mais recentes. Assim, os estudos não devem se restringir apenas aos livros e apostilas.

“As quatro áreas básicas, com os temas específicos dentro delas, que me parecem os mais pertinentes são: a política nacional, levando em conta a questão da corrupção e a ética em nossa política; a política internacional, relacionada ao terrorismo e o mundo árabe; economia e a crise do euro; e, neste ano, as olimpíadas a a sua contribuição para o bom relacionamento entre as nações.” diz Antônio Carlos Olivieri, diretor da Página 3 Pedagogia & Comunicação.

Para Vera Lúcia, as atualidades são geografia pura e aposta nas questões internacionais como tema recorrente nas próximas provas. “Acho que serão abordados o Rio + 20 e a política ambiental; os conflitos na Síria e as questões geopolíticas; a crise do euro; Paraguai versus Mercosul; o Governo Dilma e os problemas da infraestrutura brasileira; o sistema de cotas na educação brasileira; a monarquia europeia; a Venezuela e a questão dos direitos humanos; as eleições nacionais e as eleições mundiais; e a questão da usina hidrelétrica de Belo Monte”, explica.