Topo

Segundo exame de qualificação do vestibular 2013 da Uerj será realizado neste domingo

Do UOL, em São Paulo

16/09/2012 06h00Atualizada em 16/09/2012 12h36

A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) realiza neste domingo (16) as provas do 2º exame de qualificação do vestibular 2013, a partir das 9h. Os portões serão abertos às 8h - é recomendado que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência. São esperados 66.950 candidatos. Veja o edital do vestibular: 

 

O candidato deve levar o cartão de confirmação de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

As provas terão questões objetivas, de múltipla escolha, sobre os conteúdos básicos das disciplinas agrupadas nas três áreas:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • ciências da natureza, matemática e suas tecnologias;
  • ciências humanas e suas tecnologias.

O gabarito oficial será publicado no mesmo dia de realização da prova, a partir das 15h. A divulgação do resultado do primeiro exame de qualificação está prevista para o dia 24 de setembro.

Aplicativo

A partir deste ano, a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) disponibiliza para seus vestibulandos um aplicativo compatível com smartphones e tablets com sistema operacional android, para que possam acompanhar as inscrições e demais informações referentes ao vestibular 2013.

Vestibular Estadual

O vestibular estadual seleciona alunos para os cursos de graduação da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e do Uezo (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) e para o curso de formação de oficiais da ABM Pedro II/CBMERJ (Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro).

Até o último exame, a Uerj também selecionava candidatos para PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro), porém, foi divulgado um aviso no site da instituição, informando que a Uerj não selecionará para a PMERJ no vestibular de 2013.

O exame de qualificação corresponde à primeira fase do processo. O candidato pode optar por fazer apenas um exame ou realizar os dois e utilizar a maior pontuação. O exame discursivo é equivalente à segunda fase do vestibular - somente nessa etapa o candidato faz a opção pela instituição e o curso.

Outras informações podem ser obtidas no site da instituição.