Topo

Após cancelamento por suposta fraude, vestibular da UFU tem maior abstenção em dez anos

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia (MG)

06/08/2012 14h23

A primeira fase do vestibular da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), que aconteceu neste final de semana, teve abstenção de 35,1%. Dos 17.086 candidatos inscritos, 5.991 não compareceram no domingo (5), último dia de provas. A quantidade de candidatos faltosos é a maior dos últimos dez anos.

A prova foi aplicada neste final de semana após o cancelamento da prova de 24 de junho, por suspeita de fraude. Na data, o Ministério Público Federal recebeu uma denúncia de que uma candidata ao curso de medicina havia tido acesso às questões da prova da primeira e segunda fases do vestibular.

A suspeita é que um servidor da UFU que trabalhava no curso de química tenha repassado as questões. Na época, a Polícia Federal informou que o servidor apenas decorou os questionamentos e repassou para a estudante. O caso ainda está sendo investigado.

Aprovações em outras universidades

Segundo o diretor de Processos Seletivos da UFU, Gilmar Cunha, é comum ter entre 10% e 11% de não comparecimento e essa quantidade pode estar relacionado com a aprovação dos candidatos em outras universidades. “O número é alto, mas nós estamos tranquilos porque sabemos que as vagas vão ser preenchidas”, disse.

Cunha não acredita que a ausência dos candidatos esteja relacionado à suspeita de fraude. “Foi um caso isolado, não acredito que tenha ligação. Também acreditamos que seja por problemas financeiros também, recebemos alguns e-mails de candidatos de outras cidades informando que não tinha como arcar com os custos da viagem”.  

Tomé de Freitas Caires, coordenador de um cursinho pré-vestibular de Uberlândia, disse que esperava 30% de desistência. “Nós já sabíamos que poderia ser grande o número de faltosos, porque o vestibular de julho é isolado e muita gente aproveita as férias para fazer, já em agosto coincide com a proximidade do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e com o resultado de outros concursos”, disse.

Sobre o caso de fraude, Caires também não acredita que o fato tenha causado uma “mancha” na imagem da Universidade. “Tínhamos muitas pessoas de fora prestando o vestibular e quem passou em outro processo seletivo não prestou o da UFU”. 

As provas aconteceram em Uberlândia, Goiânia (GO), Monte Carmelo (MG), Ituiutaba (MG), Patos de Minas (MG), Ribeirão Preto (SP) .