Topo

Novo vestibular da UFU deve acontecer até agosto; suspeitos de fraude são investigados

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia (MG)

25/06/2012 13h24

As novas datas para o processo seletivo da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) ainda não foram definidas, mas, segundo o reitor da instituição, Alfredo Júlio Neto, elas devem ser divulgadas essa semana e a realização do exame “não deve passar de julho e agosto”. As provas das duas fases do vestibular foram canceladas devido à suspeita de fraude. De acordo com o reitor, será feita a avaliação juntamente com a comissão de processo seletivo para que as datas não coincidam com outros vestibulares.

A fraude foi descoberta no início da noite de sábado, quando um colégio particular da cidade fez a denúncia ao Ministério Público de que uma aluna matriculada no pré-vestibular, candidata ao curso de medicina, teve acesso às provas da primeira e segunda fase do vestibular. O MP entrou em contato com a reitoria da Universidade e uma visita ao cofre onde ficam as provas constatou que realmente houve a fraude.

A Polícia Federal esteve na casa da candidata e recolheu apostilas, anotações e documentos que comprovavam o acesso. O responsável por repassar as provas para a estudante, conforme o reitor, é um funcionário da UFU que tem 34 anos na instituição, sendo seis deles no setor de impressão. "Para nós foi uma surpresa, porque o servidor veio de outra gestão e era de confiança", disse. O reitor ainda informou que o servidor já está afastado e a universidade abrirá sindicância interna para apurar o caso.

O delegado da Polícia Federal Ricardo Ruiz da Silva informou que irá investigar se houve comercialização das cópias das provas ou não. "O funcionário da UFU pode ser punido pelo crime com uma pena de dois a seis anos de reclusão, que podem ser acrescidos em 1/3, por se tratar de um servidor público federal”, disse o delegado. Já a candidata, ainda não foi presa porque está "colaborando com as investigações", informou o delegado.

Mais de 17 mil estudantes farão novas provas

Todos os 17.086 candidatos inscritos no vestibular da UFU terão de refazer as provas, independentemente da nota que obtiveram na primeira fase. O reitor informou que o modelo da prova não será alterado.

Na primeira fase do processo seletivo, realizada nos dias 2 e 3 de junho, a UFU ofertou 1.534 vagas em 43 opções de cursos. A prova desse sábado (23) da segunda fase chegou a ser realizada. Medicina (com 139,6 candidatos por vaga), Engenharia Civil (27,1) e Direito noturno (22,4) foram os cursos mais procurados pelos vestibulandos.