Topo

Vestibular de medicina de PUC em Goiás é cancelado após descoberta de suposta fraude

Lourdes Souza

Do UOL, em Goiânia

05/06/2012 17h56

O vestibular para o curso de medicina da PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) foi cancelado nesta terça-feira (5). As provas aplicadas na manhã de segunda (4) estão sob suspeita após a prisão de um casal que estaria tentando fraudar a seleção.

A reitoria da PUC-GO anunciou o cancelamento nesta tarde em entrevista coletiva, em Goiânia. As provas serão reaplicadas no dia 16 de junho. A pró-reitora de pós-graduação da universidade, Sônia Margarida Gomes, diz que a medida foi tomada para que não haja dúvidas sobre a idoneidade do processo seletivo.

As provas aplicadas para os demais cursos não serão alteradas. Ao todo, 4.315 vagas em 46 cursos foram abertas para o processo seletivo. A mudança afetará apenas os candidatos ao curso de medicina, que teve 3.800 inscrições para 40 vagas. Na manhã de segunda-feira, duas pessoas foram detidas com documentos falsos.

O casal foi descoberto pela papiloscopia que verificava as digitais. Os dois fizeram as provas e foram presos pela Polícia Militar assim que deixaram as salas.

O caso foi registrado no 8º Distrito Policial de Goiânia. O delegado responsável pelo caso, Murilo Polati, diz que as digitais dos dois serão comparadas com os documentos apresentados. A polícia já identificou que a mulher presa possui passagens anteriores. No Rio de Janeiro, ela foi detida por formação de quadrilha, falsificação de documentos e estelionato.

Em depoimento, ela assumiu que receberia R$ 8 mil para fraudar a prova. O rapaz, que é de Minas Gerais não informou o valor pago. Os dois foram autuados por estelionato, falsificação ideológica e uso de documentos falsificados. A polícia também procura os contratantes dos dois, que são suspeitos de agir em conjunto.