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Prova da 1ª fase do vestibular de inverno da Unesp teve nível médio, dizem professores

Danilo Schramm

Do UOL, em São Paulo

03/06/2012 22h57

Professores ouvidos pelo UOL Vestibular consideraram que as provas da primeira fase do vestibular de inverno da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), realizada neste domingo (3), teve um nível de dificuldade considerado médio.

“Questões claras, criativas e atuais com textos, gráficos e charges. Com isso, consegue-se mesmo avaliar um bom candidato”, afirmou a coordenadora do Curso e Colégio Objetivo, Vera Lucia da Costa Antunes. Para ela, as provas de hoje “foram bem elaboradas e apresentaram um nível de dificuldade médio em seu todo”.

O coordenador do curso Etapa, Marcelo Dias Carvalho, também classificou a prova como média de uma forma geral. Marcelo disse que as questões de português apresentaram enunciados longos, mas com questões simples que facilitaram a resolução. “Basicamente gramática aplicada e interpretação de texto, além de cinco questões sobre literatura enfatizando o arcadismo”.


Segundo o coordenador do Etapa, a prova de matemática manteve a tradição das anteriores, porém apresentou problemas em duas questões. “Na questão 86 que falava sobre matriz havia duas alternativas corretas: B e D. Com relação à questão 88, o cálculo obtido na solução não é listado nas respostas e o candidato precisa fazer uma aproximação grosseira para chegar à solução”.

Para o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, as questões de inglês se destacaram pela exploração de textos com temas atuais e familiares aos vestibulandos: o 1º deles sobre as mortes recentes de Amy Winehouse e Whitney Houston; o 2º representado pela letra de uma das músicas da primeira cantora. “O fato dos enunciados das questões estarem em português contribuiu para que os alunos não encontrassem dificuldades adicionais para responder às questões dessa disciplina”, disse o diretor.

As questões da área de ciências humanas, de acordo com Tasinafo, também foram bastante exigentes quanto à capacidade interpretativa dos estudantes. "Temas polêmicos e muito recentes, que dominaram o noticiário nas últimas semanas, estiveram presentes nas questões, como, por exemplo, a definição da internação compulsória de viciados em crack e o código florestal".

De acordo com o coordenador, duas questões de história podem ser classificadas como “problemáticas” por conta do pouco rigor com que foram redigidas: 32 e 37. "Em ambas, dada à generalidade dos enunciados e amplitude dos temas abordados, é possível questionar o gabarito oficial".

Para Tasilafo, as questões de ciências da natureza e matemática se destacaram pela contextualização e pela nítida preocupação da banca em explorar a aplicação prática de conteúdos tradicionalmente ensinados ao longo do ensino médio.

“Apesar dessa tendência, conteúdos básicos para qualquer aspirante a uma vaga em uma grande universidade também estiveram presentes, tais como: tabela periódica, matrizes e conjunto e indução eletrostática”, afirmou.