Topo

Estudantes de Santa Catarina se mobilizam para tentar salvar curso pré-vestibular público

Léo Pereira

Do UOL, em Florianópolis

18/05/2012 20h06

Uma mobilização, que tomou conta das redes sociais em apenas um dia, juntou catarinenses a favor da continuidade do pré-vestibular gratuito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A intenção é pressionar o governo do Estado a manter a parceria com a instituição federal, que permite a continuidade do curso.

As inscrições deveriam ter começado em abril, mas não foram abertas. A reitoria da UFSC alegou que o Executivo estadual estava interrompendo o repasse de R$ 3 milhões, destinados para a manutenção do projeto, que é considerado o maior pré-vestibular público do país. 

Segundo a Secretaria de Educação catarinense, a intenção do governo estadual é não participar do convênio no primeiro semestre, já que teria sido planejado um remanejamento nas contas da pasta para atender, entre outros fatores, reajuste dos professores e infraestrutura de escolas.

A UFSC alega só há como manter o curso de forma gratuita com a verba estadual. Então, manifestações de todo o estado apareceram na internet em prol da causa. Uma das mais marcantes foi a do ex-tenista Gustavo Kuerten, através do twitter do catarinense tricampeão de Roland Garros.

“Os cursos possuem preços que não cabem no meu bolso, e o Pré da UFSC supre todas as necessidades que um vestibulando necessita. Agora, eu me obrigo a estudar em casa com material próprio”, declara Marcos Vinícius Albarnaz, 18 anos, morador de São José, na Grande Florianópolis.

O perfil no Facebook, “Salve o Pré da UFSC”, montado por estudantes, alcançou 2 mil apoiadores e mais de 7 mil compartilhamentos. Porém, a página foi desativada pela rede social no início da tarde desta sexta-feira (18). Uma fan page foi criada em seguida.

Diante da repercussão da campanha, as negociações da UFSC com o Governo estadual tomaram um novo rumo. Assim, espera-se uma solução na próxima semana. “Nem greve de professores na universidade tem uma adesão tão grande”, destaca o professor Otávio Auler, criador do curso.

O pré-vestibular da UFSC foi criado há nove anos, mas contava com apoio do Governo do Estado desde 2008. A partir daí, atendeu mais de 5 mil alunos de colégios da rede pública. Nos vestibulares para ingresso este ano, o índice de aprovação foi de 72%, segundo o próprio projeto.