Topo

Unirio investiga suposto esquema de compra de vagas no curso de medicina

Do UOL, em São Paulo

09/04/2012 11h35

A Polícia Federal foi acionada pelo reitor da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) para investigar uma suposta fraude na matrícula de cinco alunos no curso de medicina. Segundo a universidade, os estudantes teriam utilizado os números de matrículas canceladas em 2011 para se matricular, irregularmente, este ano. Há suspeitas de um esquema de compra de vagas. As informações são do jornal O Globo.

Foi verificado que os alunos vão às aulas e seus nomes estão nas listas de chamadas dos professores, porém nenhum deles está na relação de aprovados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que usa as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), única forma de ingresso na Unirio. Além de acionar a PF, a universidade também abriu uma sindicância para apurar o caso no último dia 27.

De acordo com informações do jornal, a irregularidade foi descoberta quando um relatório de evasão mostrou que a quantidade de matrículas canceladas em 2011 caiu de 15 para dez. Ao analisar o fato, a Escola de Medicina e Cirurgia da Unirio verificou a inclusão dos cinco estudantes no sistema.

O MEC (Ministério da Educação) afirmou que está à disposição da universidade para auxiliar e supervisionar as investigações.