Topo

Ministério Público vai investigar trote na UnB em que teria sido usada arma de choque

Do UOL, em São Paulo

21/03/2012 20h59

O MPF-DF (Ministério Público Federal no Distrito Federal) abriu nesta quarta-feira (21) um inquérito civil público para apurar irregularidades em um trote ocorrido na UnB (Universidade de Brasília). Segundo uma representação apresentada por associações de pais e alunos, até uma arma de choque teria sido usada na recepção aos calouros.

A representação cita, além da suposta arma de choque, o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos novos alunos. Alguns deles seriam menores de idade. O trote teria ocorrido do lado da FT (Faculdade de Tecnologia) da UnB, local que concentra os cursos de engenharia da instituição.

O Ministério Público decidiu pela abertura após uma conversa com a direção da instituição. A UnB, segundo o órgão, se comprometeu a enviar o resultado de uma reunião do Conselho Universitário que pode proibir trotes considerados desumanos ou degradantes.

A universidade tem um histórico de trotes violentos, como ocorreu ano passado no curso de agronomia. A reitoria da UnB já se posicionou contra esse tipo de recepção.