Topo

Fuvest anuncia terceira chamada do vestibular 2012

Do UOL, em São Paulo

17/02/2012 09h08Atualizada em 17/02/2012 09h21

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) acaba de divulgar a terceira chamada do vestibular 2012. A lista estava prevista para amanhã (18), mas foi liberada hoje (17). Foram convocados 636 candidatos, sendo que 70 foram remanejados de curso. Confira a lista com os aprovados: 

 

A matricula será feita no dia 23 deste mês, na seção de alunos da escola, faculdade ou instituto responsável pelo curso para o qual o candidato foi convocado. Os endereços e horários para a matrícula podem ser verificados a partir da página 68 do manual do candidatoNos dias 5 e 6 de março acontece a confirmação de matrícula.

Veja a documentação necessária para a matrícula dos aprovados na Fuvest 2012

USP - Universidade de São PauloFaculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
1) Certificado de conclusão de curso de ensino médio ou equivalente e respectivo histórico escolar ou diploma de curso superior devidamente registrado (uma cópia)*1) Prova de conclusão do Ensino Médio e respectivo histórico escolar (duas cópias autenticadas)
2) Documento de Identidade (uma cópia)*2) Documento de Identidade - RG (duas cópias autenticadas)
3) Uma foto 3 x 4, datada, com menos de um ano3) Cadastro de Pessoa Física - CPF (duas cópias autenticadas)
*é preciso apresentar o original ou a cópia autenticada dos documentos para conferência4) Duas fotos 3 x 4 recentes

 

A quarta chamada, para a USP, será publicada no dia 14 de março e selecionará apenas os candidatos que tenham participado do processo de reescolha. A matrícula deverá acontecer em 16 de março.

O curso de medicina da Santa Casa de São Paulo não participará da reescolha. Haverá uma lista de espera exclusivamente para essas vagas.

 

O que é a reescolha?

Na reescolha, o candidato poderá optar por até dois cursos de qualquer carreira, independente dos cursos escolhidos no momento da inscrição. A nota final para o processo de reescolha não levará em conta a terceira prova da segunda fase. A classificação será feita pela média aritmética da nota da 1ª fase e das notas das duas primeiras provas da 2ª fase.

No dia 10 de março de 2012 será publicada no site da Fuvest a relação de vagas não preenchidas e a lista de candidatos habilitados para a reescolha. Os interessados deverão indicar os cursos pretendidos, pela internet, entre os dias 10 e 12 de março.

Confira quem não poderá participar da reescolha:

  • Candidatos matriculados em decorrência da 1ª, 2ª ou 3ª chamada, mesmo que em opção de curso que não a primeira manifestada no processo de inscrição (opções de matrícula [S] – Satisfeito ou [M] – Matriculado);
  • candidatos que, após a matrícula, efetuaram seu cancelamento, desistindo da vaga obtida no vestibular;
  • candidatos eliminados ou desclassificados do vestibular, ressalvado o caso dos candidatos de carreiras com provas de habilidades específicas que tenham sido eliminados exclusivamente por essas provas;
  • candidatos treineiros.

 

Como foram as provas do vestibular 2012

As provas aconteceram em duas fases: a primeira foi no dia 27 de novembro de 2011. Os selecionados para a segunda etapa responderam questões dissertativas e fizeram redação nos dias 8, 9 e 10 de janeiro deste ano.

primeira fase, composta de 90 questões de múltipla escolha, foi uma prova equilibrada -- quem fez um bom colegial não enfrentou muitos desafios, a não ser em física que foi "bem puxada" segundo o professor Edmison Motta, do Etapa, e história em que houve prevalência de temas da história nacional em detrimento à história gera e que pode ter "prejudicado" os candidatos na opinião de Francisco Alves, do Objetivo. Em exatas, houve um problema e uma questão de matemática acabou sendo anulada.

Na segunda etapa, composta apenas de questões dissertativas, os dois primeiros dias foram exigentes, mas nada muito fora do esperado do vestibular da Fuvest. No domingo, dia 8 de janeiro, os candidatos fizeram a prova de português e tiveram que elaborar uma redação, cujo tema foi participação política. Na segunda-feira, foi dia das 16 questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês -- com perguntas que poderiam ser interdisciplinares, mas não foram na opinião dos professores ouvidos pelo UOL. Já o terceiro e último dia, em que os inscritos fizeram questões de disciplinas específicas relacionadas à carreira, trouxe dificuldade aos candidatos por apresentar uma prova difícil e abrangente, segundo os cursinhos.