Topo

Estudante de 15 anos entra na Justiça para conseguir matrícula na UFMS

Do UOL, em São Paulo

18/01/2012 13h08

A adolescente Aline Gabriela Barbosa Pérez, de 15 anos, vai entrar na Justiça para garantir sua matrícula no curso de zootecnia, na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). Aline ficou em 18º lugar na lista de aprovados da UFMS, que selecionou pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A informação é da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, que vai representar a estudante.

Ela teve que recorrer à Justiça porque não tem como apresentar os documentos de conclusão do ensino médio -- ela deveria fazer o 3º ano agora em 2012. 

Segundo nota da Defensoria, o órgão deverá "entrar com um mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça do Estado solicitando que os documentos necessários para a matrícula sejam disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação". As matrículas referentes à primeira chamada do Sisu acontecem nos dias 19 e 20 de janeiro.

Aluna de escola pública

A adolescente sempre estudou na rede pública, na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, localizada no bairro Amambai, em Campo Grande. “Eu já estava um ano adiantada, agora vou ganhar dois anos. Estou muito animada e preparada para começar a faculdade”, disse a estudante à Defensoria Pública. A menina completa 16 anos no dia 6 de fevereiro.

“Em dezembro houve uma situação semelhante e o TJ foi favorável ao estudante, por isso eu acredito que a decisão venha no prazo, até quinta-feira (19) tenha saído”, afirmou o defensor público Marcello Moraes Salles, responsável pelo caso.