Topo

Último dia de provas da Unicamp foi o mais difícil, dizem candidatos

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

17/01/2012 18h56

Os candidatos ouvidos pelo UOL nesta terça-feira (17) afirmaram que este último dia de provas da segunda fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foi o mais difícil, quando comparado aos dois dias anteriores do vestibular. Além disso, os entrevistados apontaram a disciplina de biologia como a mais fácil de ser respondida.

“De modo geral, essa prova foi a mais difícil. Apesar de mais longo, o primeiro dia de exames foi mais fácil que hoje. Em relação as disciplinas, achei a parte de biologia muito fácil, os enunciados estavam bem compreensíveis e reflexivos”, disse Kanansue Gomes, 18, candidato a uma vaga no curso de artes cênicas.

Essa opinião também é a de Caio Henrique Oliveira da Silva, 20, que concorre ao curso de economia. “Mesmo administrando melhor o tempo de hoje em relação a domingo, acredito que essa prova foi bem mais difícil que nos outros dois dias”, explicou. “Biologia estava mais tranquilo. Tinha uma questão que achei fácil demais. Ela pedia para falarmos sobre como os artrópodes conquistaram o meio terrestre e sua importância ecológica e econômica”, acrescentou.

“O nível da prova de hoje foi de médio para difícil. Algumas questões estavam objetivas, mas outras tinham muitos textos cumpridos e chatos. Biologia e química foram as mais tranquilas de fazer”, destacou Lucas Coelho, 18, que tenta uma vaga em gestão de políticas públicas. “Caiu uma questão muito fácil sobre a malária, na qual, pedia o agente causador e o vetor. Foi bem tranquilo de responder.”

Juliana Veronese, 16, foi a primeira a deixar o local de prova. A jovem cursará o terceiro ano do ensino médio neste ano e decidiu prestar o vestibular da Unicamp como treineira do curso de filosofia, que tem uma menor concorrência, para ver como é a segunda fase. “Gostei da prova de hoje. Para mim, caiu muita coisa do segundo ano, como química orgânica. No geral, achei que as questões retratavam bem o cotidiano e tinham enunciados bem objetivos”, afirmou. A estudante pretende cursar medicina no próximo ano.

A vilã

Os candidatos ouvidos pela reportagem elegeram a disciplina de física como a mais difícil do dia. Para a vestibulanda Patricia Yuri, 18, que deseja cursar gestão de empresas, “as questões de física estavam mais difíceis que as de matemática”.

O treineiro do curso de gestão de empresas Bruno Muniz, 16, revelou que deixou de responder três questões da disciplina. “Física foi bem complicada, exigia muita decoreba de fórmulas”.

“As questões estavam bem difíceis, muita teoria, enunciados mais complexos e caíram muitas fórmulas. A prova exigia o relacionamento com a teoria e a prática. Física quase não resolvi”, concluiu Kanansue Gomes.