Topo

"Gás" dos candidatos diminui no segundo dia de prova da segunda fase da Unicamp

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

16/01/2012 13h14Atualizada em 16/01/2012 15h16

Depois de uma maratona de vestibulares na tentativa de conquistar uma vaga em uma universidade pública, os candidatos ouvidos pelo UOL afirmam que o "gás está diminuindo" nessa reta final de exames.


Segundo Fernanda Nery, 19, depois de fazer as provas da Unesp e da Fuvest, para o curso de veterinária, e a primeira fase da Unicamp, para o curso de farmácia, "agora nesse finalzinho o gás vai acabando, vai dando uma diminuída no ritmo". Apesar do cansaço, Fernanda ressalta que irá tentar dar o seu melhor na prova de hoje, "cursinho nunca mais".

Caio Bertolo, 19, tenta uma vaga no curso de engenharia mecânica e não vê a hora da segunda fase terminar. "Meu gás está menor, estudei agora no período após as festas de fim de ano. Mas, graças a Deus, amanhã termina!"

Diogo Antelo, 19, também presta o vestibular para engenharia mecânica. De acordo com o candidato, seu ritmo diminuiu, mas não relaxou totalmente. "Amanhã estou de férias. Vou direto para praia depois da prova. Agora é descansar finalmente", diz.

Luma Navas, 17, também pertence ao time dos candidatos que já se sentem cansados de tantos exames: "Meu ritmo diminuiu um pouco, mas também depois de tanto vestibular... Minha ansiedade só aumentou".

Por outro lado, Henrique Contarelli, 20, tenta uma vaga no curso de economia e acredita que nessa reta final seu ânimo aumentou. "A vontade é muito grande. Acho que chega no fim e não podemos deixar o rendimento cair. É agora ou é agora".
 

Segunda fase

Os exames começara ontem (15) e vão até amanhã (17). Em cada dia de prova, os candidatos deverão responder 24 questões dissertativas. Veja o que será cobrado:

DiaProva
15/1Prova de língua portuguesa e literaturas da língua portuguesa e prova de matemática
16/1Prova de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa
17/1Prova de ciências da natureza

As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2012. A previsão é que a primeira chamada seja divulgada no dia 6 de fevereiro. A matrícula está marcada para o dia 9 do mesmo mês. Outras informações sobre as provas podem ser conferidas no manual do candidato.

Correção do 1º dia

Os professores do Curso e Colégio Objetivo fizeram a correção comentada das provas de português e matemática da segunda fase do vestibular da Unicamp neste domingo (15). Confira:

 


Cansativa, mas não estava difícil

Os primeiros candidatos a sair classificaram a prova deste domingo (15) como "cansativa", "longa", mas não a consideraram difícil. Para os vestibulandos ouvidos pelo UOL, o nível de dificuldade das questões era "médio". Mais de 16 mil eram esperados para a segunda fase do vestibular 2012 da Unicamp.

"Achei a prova bem cansativa e longa, porque são 24 questões [todas dissertativas], mas não estava muito difícil", opina Bruno Durso, 18, que concorre a uma vaga de economia. "O foco da prova de português foi literatura e pouca gramática."

Antes do início do exame, os vestibulandos já reclamavam da maratona de provas. Assim que a segunda fase terminar, eles pretendem descansar -- com a família ou com os amigos, na balada.

Para Keytyane Verônica da Silva Mendes, 18, a sensação nesta última prova é de cansaço: "É muito esgotante. Você fica muito ansioso também, porque vem se dedicando o ano inteiro. Vou terminar aqui na terça-feira, descanso na quarta e na quinta tem matrícula do Sisu. Depois, se tiver sol vou para praia ou vou ficar em casa assistindo filme e curtindo a família".

Quem também não vê a hora de chegar a terça-feira é Mário Garutti, 18, que pretende entrar no curso de física. "Estou sentindo muito alívio por estar no fim [dos vestibulares]. Quando acabar, acho que vou para uma balada, para tirar o estresse de uma vez. Querendo ou não, você perde sua vida social em ano de vestibular", afirmou.