Topo

Candidatos administram melhor o tempo no 2º dia de provas da segunda fase da Unicamp

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

16/01/2012 18h20Atualizada em 16/01/2012 18h41

Poucos minutos após as 15h30, quando a saída de candidatos foi liberada, grupos de vestibulandos da segunda fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), já começavam a deixar do local de prova. Segundo os primeiros candidatos ouvidos pelo UOL, hoje foi possível “administrar melhor” o tempo entre as respostas do exame.
 

"Achei muito mais tranquilo em relação ao tempo. Caíram coisas específicas, mais pontuais. Diferente de ontem que faltou tempo para tudo", disse Ana Carolina Uemura, 17, que tenta uma vaga no curso de engenharia elétrica.

Para Jonathan Menatto, 17, a prova de segunda foi um pouco mais difícil que ontem. Apesar da dificuldade, o candidato ao curso de análise e desenvolvimento de sistemas foi um dos primeiros a deixar o local do exame de hoje. "Consegui ser mais direto, achei que ia sair no último minuto, mas não foi o que aconteceu."

De acordo com Felipe Fatobene Terranova, 19, que deseja cursar farmácia, as questões de hoje estavam mais diretas e objetivas que as do domingo (15). "Hoje tivemos mais tempo para fazer todas as questões, foi melhor", afirmou.

“As perguntas de história estavam bem diretas e na parte de geografia caiu bastante a questão ambiental”, comentou Carolina Paes, 17, que concorre a uma vaga no curso de engenharia de alimentos.

Meg Zecchin, 19, acrescenta que a prova exigiu um bom conhecimento em história do Brasil. “Achei que deu para fazer em menos tempo que ontem. De modo geral, os textos das questões ajudaram na construção das respostas. Eles estavam bem compreensíveis”, explicou.

Inglês foi o mais fácil

Os candidatos ouvidos pela reportagem apontaram as questões de inglês como sendo as mais tranquilas para resolver desta segunda. Para Natalia Tomé Domingos, 17, vestibulanda do curso de farmácia, “os vocabulários estavam fáceis e os textos eram curtos e fáceis de entender”.

Camila Sakagute, 17, tenta uma vaga no curso de artes cênicas e também concorda com a opinião de Natalia. “Achei fácil. Só com o conhecimento que adquiri no colégio consegui fazer a prova de inglês. Foi tranquilo de fazer”, declarou.

Carolina Paes, 17, acrescenta que as questões de inglês ofereciam muitas palavras chave, o que facilitou a compreensão das perguntas.
 

 

Segunda fase

Os exames começara ontem (15) e vão até amanhã (17). Em cada dia de prova, os candidatos deverão responder 24 questões dissertativas. Veja o que será cobrado:
 

DiaProva
15/1Prova de língua portuguesa e literaturas da língua portuguesa e prova de matemática
16/1Prova de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa
17/1Prova de ciências da natureza


As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2012. A previsão é que a primeira chamada seja divulgada no dia 6 de fevereiro. A matrícula está marcada para o dia 9 do mesmo mês. Outras informações sobre as provas podem ser conferidas no manual do candidato.


Correção do 1º dia


Os professores do Curso e Colégio Objetivo fizeram a correção comentada das provas de português e matemática da segunda fase do vestibular da Unicamp neste domingo (15). Confira:
 


Cansativa, mas não estava difícil

Os primeiros candidatos a sair classificaram a prova deste domingo (15) como "cansativa", "longa", mas não a consideraram difícil. Para os vestibulandos ouvidos pelo UOL, o nível de dificuldade das questões era "médio". Mais de 16 mil eram esperados para a segunda fase do vestibular 2012 da Unicamp.

"Achei a prova bem cansativa e longa, porque são 24 questões [todas dissertativas], mas não estava muito difícil", opina Bruno Durso, 18, que concorre a uma vaga de economia. "O foco da prova de português foi literatura e pouca gramática."

Antes do início do exame, os vestibulandos já reclamavam da maratona de provas. Assim que a segunda fase terminar, eles pretendem descansar -- com a família ou com os amigos, na balada.

Para Keytyane Verônica da Silva Mendes, 18, a sensação nesta última prova é de cansaço: "É muito esgotante. Você fica muito ansioso também, porque vem se dedicando o ano inteiro. Vou terminar aqui na terça-feira, descanso na quarta e na quinta tem matrícula do Sisu. Depois, se tiver sol vou para praia ou vou ficar em casa assistindo filme e curtindo a família".

Quem também não vê a hora de chegar a terça-feira é Mário Garutti, 18, que pretende entrar no curso de física. "Estou sentindo muito alívio por estar no fim [dos vestibulares]. Quando acabar, acho que vou para uma balada, para tirar o estresse de uma vez. Querendo ou não, você perde sua vida social em ano de vestibular", afirmou.