Topo

Unicamp 2012: alunos acharam prova "média" e cansativa no primeiro dia da segunda fase

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

15/01/2012 16h56

Os primeiros candidatos a sair classificaram a prova deste domingo (15) "cansativa", "longa", mas não a consideraram difícil. Para os vestibulandos ouvidos pelo UOL, o nível de dificuldade das questões era "médio". Mais de 16 mil eram esperados para a segunda fase do vestibular 2012 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que vai de hoje até terça-feira (17).

"Achei a prova bem cansativa e longa, porque são 24 questões [todas dissertativas], mas não estava muito difícil", opina Bruno Durso, 18, que concorre a uma vaga de economia. "O foco da prova de português foi literatura e pouca gramática."

Candidato a uma vaga de engenharia química, Thiago Kerr, 17, complementa a impressão de Durso: "A prova de português tinha enunciados longos". Segundo ele, havia mais texto porque as questões exigiam análise de texto. Em termos de dificuldade, um alívio: "a prova estava mais fácil que eu esperava". Ainda assim, o estudante disse ter deixado em branco três questões de português e quatro de matemática. 

Com pressa, Marcos Assis da Costa, 20, concordou com os outros candidatos, mas não forneceu detalhes: "achei uma prova com questões medianas, mas foi muito longa". Ele quer fazer história na Unicamp.


Fim da maratona

Na entrada para o exame, os vestibulandos ouvidos pelo UOL disseram já ter planos para a quarta-feira, quando a segunda fase da Unicamp passar. Eles querem descanso -- seja para viajar com a família ou para cair na farra.

Para Keytyane Verônica da Silva Mendes, 18, a sensação nesta última prova é de cansaço: "É muito esgotante. Você fica muito ansioso também, porque vem se dedicando o ano inteiro. Vou terminar aqui na terça-feira, descanso na quarta e na quinta tem matrícula do Sisu. Depois, se tiver sol vou para praia ou vou ficar em casa assistindo filme e curtindo a família".

Quem também não vê a hora de chegar a terça-feira é Mário Garutti, 18, que pretende entrar no curso de física. "Estou sentindo muito alívio por estar no fim [dos vestibulares]. Quando acabar, acho que vou para uma balada, para tirar o estresse de uma vez. Querendo ou não, você perde sua vida social em ano de vestibular", afirmou.