Topo

Depois da segunda fase da Unicamp 2012, candidatos querem férias e balada

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

15/01/2012 12h33

Muitos candidatos que fazem a segunda fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) a partir deste domingo (15) esperam o final dos três dias de prova para encerrar uma maratona de vestibulares, em que participaram de Enem, Fuvest, Unesp e Unifesp, entre outras seleções para instituições públicas e particulares. Os candidatos ouvidos pelo UOL pretendem aproveitar o descanso, com a família ou com os amigos, na balada.

Keytyane Verônica da Silva Mendes, 18, já foi aprovada na Unifesp pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), mas ainda espera o resultado da Fuvest e da Unesp, onde prestou jornalismo. "Passei o Natal e o Ano Novo muito nervosa, quando saiu o resultado do Sisu fiquei bem mais tranquila. Vou fazer a prova hoje porque já me preparei, vou ver como é", contou a estudante.

Segundo Keytyane, a sensação nesta última prova é de cansaço: "É muito esgotante. Você fica muito ansioso também, porque vem se dedicando o ano inteiro. Vou terminar aqui na terça-feira, descanso na quarta e na quinta tem matrícula do Sisu. Depois, se tiver sol vou para praia ou vou ficar em casa assistindo filme e curtindo a família".

A candidata ao curso de ciências biológicas Marília de Freitas, 19, também está mais tranquila, pois já foi aprovada una UFSCar pelo Sisu, mas a primeira opção da estudante é a USP, e entre UFSCar e Unicamp ela prefere a última. "Estou cansada, mas aliviada porque já vai acabar. A prova da Unicamp também é bem tranquila de fazer e sabendo que já tenho uma aprovação fico bem mais sossegada. Mas tem que fazer com o mesmo foco", afirmou. Após os dias de prova, Marília quer "descansar, aproveitar o tempo livre com a família e tirar a carteira de motorista".

Para Stephanie Cristina Buonopane, 17, que tenta uma vaga no curso de análise e desenvolvimento de sistemas, quando as provas acabarem será a hora de "aproveitar as férias". "Eu só estudei o ano inteiro. Passei o Ano Novo na praia, mas voltei dois dias depois para continuar estudando", disse a estudante.

Quem também não vê a hora de chegar a terça-feira é Mário Garutti, 18, que pretende entrar no curso de física. "Estou sentindo muito alívio por estar no fim [dos vestibulares]. Quando acabar, acho que vou para uma balada, para tirar o estresse de uma vez. Querendo ou não, você perde sua vida social em ano de vestibular", afirmou.