Topo

Segunda fase da Fuvest 2012 termina nesta terça; UOL terá correção online

Do UOL, em São Paulo

10/01/2012 06h00

A segunda fase do vestibular 2012 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, termina nesta terça-feira (10), com provas de disciplinas específicas para cada curso. Os exames começaram no domingo (8). 

A partir das 19h, o UOL Vestibular terá a correção online das questões, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.


Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Os vestibulandos devem chegar com antecedência, pois não será permitida a entrada de atrasados. Será preciso apresentar o original do documento de identidade. As respostas deverão ser feitas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. É permitido levar lápis nº 2, borracha, régua graduada, água e alimentos. Para as provas de hoje que contenham questões de matemática, será liberado o uso de esquadros, transferidor e compasso.

O uso de celulares ou qualquer dispositivo móvel de comunicação, computadores, gorros, bonés e caneta marca-texto é proibido. Nos três dias, os vestibulandos só poderão deixar o local de exame a partir de 15h.


O segundo dia registrou abstenção de 8,56%, com 2.696 candidatos faltantes. No domingo (8), o índice registrado foi de 8,15%. São Paulo teve 8,10% de abstenção. O maior índice foi registrado em Lorena, com 17,21%. 

Exatas foram mais complicadas, dizem estudantes

Para os estudantes, a prova de hoje teve questões de inglês fáceis e exatas foram apontadas como as mais complicadas pela maioria dos candidatos ouvidos pelo UOL Vestibular. Segundo os candidatos, a prova teve questões sobre primavera árabe, modernismo, produção de cacau, ciclo do carbono e uma pergunta sobre fotossíntese que usava um trecho de uma música do cantor Caetano Veloso.

“A parte de humanas não estava complicada. Em exatas acho que eles forçaram um pouco, estava bem mais difícil de fazer”, disse Hugo Alves do Carmo, 17, que tenta uma vaga em lazer e turismo. Para o estudante, química foi a matéria mais complicada, enquanto inglês estava mais tranquilo.

Julia Rizzi, 19, quer entrar no curso de gestão ambiental e achou toda a prova difícil: “Uma questão que perguntava sobre a primavera árabe foi a única que achei mais tranquila. Química, física e matemática foram as piores”, afirmou.

O candidato de letras Rafael Victorino, 18, também acha que não foi muito bem e diz que deixou umas seis perguntas em branco. “Só fui bem ontem. Amanhã acho que vou mal, mas ainda assim vai ser melhor do que hoje”, contou o estudante. Para ele, inglês também foi a disciplina mais tranquila, pois era “só interpretação”.

Para Juliana Belinky, 18, as questões de exatas também foram o maior problema, uma vez que ela não se preparou muito para o vestibular. “Achei legal que eles incluíram um movimento artístico na prova, que geralmente não tem. Era uma questão sobre modernismo, como estou prestando para artes plásticas, achei bem legal”, afirmou.

Prova fácil

Alguns estudantes consideraram este segundo dia de prova mais tranquilo do que o esperado. “Estava mais fácil do que no ano passado”, disse Daniel Bussiu, 18, que quer entrar no curso de medicina. Ele contou que havia uma questão que perguntava o que acabou com o cacau no sudeste da Bahia: “Eu sabia que era a vassoura de bruxa, porque minha mãe é de lá, de perto de Ilhéus. Na hora que vi a questão, comecei a rir”.

Ele também afirmou que nessa mesma questão, foi perguntado qual escritor escreveu sobre essa região do Brasil e qual autor brasileiro falava sobre o sertão de Minas Gerais: Jorge Amado e Guimarães Rosa foram as respostas do estudante.

Luciano Russo, 39, tenta uma vaga em psicologia e saiu da prova preocupado. “Estava parecendo muito fácil, então quem estudou bastante deve estar mais tranquilo ainda”. Para o candidato, as questões de biologia foram as mais fáceis: “Uma era sobre o ciclo do carbono, a outra falava sobre fotossíntese e tinha um verso do Caetano Veloso”, contou.

Segunda fase

A segunda fase terá três provas de caráter analítico-expositivo. Confira no quadro o que será cobrado em cada dia:

DataProvasQuantidade
8/1 - domingoPortuguês e redação10 questões e uma redação
9/1 - segunda-feiraHistória, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês
Cada questão poderá abranger conhecimentos de mais de uma disciplina
16 questões
10/1 - terça-feiraDisciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida12 questões

Entre os dias 11 e 13 deste mês acontecem as provas de habilidades específicas para os cursos que não tiveram essa etapa antecipada. A divulgação da primeira chamada está prevista para 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 8 e 9 do mesmo mês.