Topo

Para candidatos, prova de hoje da Fuvest teve inglês fácil e questões de exatas complicadas

Suellen Smosinski

Em São Paulo

09/01/2012 17h15

O segundo dia da segunda fase da Fuvest 2012 teve questões de inglês fáceis e exatas foram apontadas como as mais complicadas pela maioria dos candidatos ouvidos pelo UOL Vestibular. Segundo os estudantes, a prova teve questões sobre primavera árabe, modernismo, produção de cacau, ciclo do carbono e uma pergunta sobre fotossíntese que usava um trecho de uma música do cantor Caetano Veloso.

“A parte de humanas não estava complicada. Em exatas acho que eles forçaram um pouco, estava bem mais difícil de fazer”, disse Hugo Alves do Carmo, 17, que tenta uma vaga em lazer e turismo. Para o estudante, química foi a matéria mais complicada, enquanto inglês estava mais tranquilo.


Julia Rizzi, 19, quer entrar no curso de gestão ambiental e achou toda a prova difícil: “Uma questão que perguntava sobre a primavera árabe foi a única que achei mais tranquila. Química, física e matemática foram as piores”, afirmou.

O candidato de letras Rafael Victorino, 18, também acha que não foi muito bem e diz que deixou umas seis perguntas em branco. “Só fui bem ontem. Amanhã acho que vou mal, mas ainda assim vai ser melhor do que hoje”, contou o estudante. Para ele, inglês também foi a disciplina mais tranquila, pois era “só interpretação”.

Para Juliana Belinky, 18, as questões de exatas também foram o maior problema, uma vez que ela não se preparou muito para o vestibular. “Achei legal que eles incluíram um movimento artístico na prova, que geralmente não tem. Era uma questão sobre modernismo, como estou prestando para artes plásticas, achei bem legal”, afirmou.

 

Prova fácil

Alguns estudantes consideraram este segundo dia de prova mais tranquilo do que o esperado. “Estava mais fácil do que no ano passado”, disse Daniel Bussiu, 18, que quer entrar no curso de medicina. Ele contou que havia uma questão que perguntava o que acabou com o cacau no sudeste da Bahia: “Eu sabia que era a vassoura de bruxa, porque minha mãe é de lá, de perto de Ilhéus. Na hora que vi a questão, comecei a rir”.

Ele também afirmou que nessa mesma questão, foi perguntado qual escritor escreveu sobre essa região do Brasil e qual autor brasileiro falava sobre o sertão de Minas Gerais: Jorge Amado e Guimarães Rosa foram as respostas do estudante.

Luciano Russo, 39, tenta uma vaga em psicologia e saiu da prova preocupado. “Estava parecendo muito fácil, então quem estudou bastante deve estar mais tranquilo ainda”. Para o candidato, as questões de biologia foram as mais fáceis: “Uma era sobre o ciclo do carbono, a outra falava sobre fotossíntese e tinha um verso do Caetano Veloso”, contou.