Topo

Redação da Fuvest era sobre política, afirmam candidatos

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

08/01/2012 15h22Atualizada em 08/01/2012 16h32

O tema da redação da segunda fase do vestibular 2012 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) era política, afirmam os primeiros candidatos que saíram do exame. Segundo eles, discutia-se se ela era necessária ou dispensável nos dias atuais, e havia quatro textos de apoio -entre eles, uma poesia e uma história em quadrinhos.

Os candidatos consideram este primeiro dia o mais fácil dos três da segunda fase. "Acho que hoje é o dia mais tranquilo, os outros vão ser mais puxados, principalmente o terceiro dia que é específico e exige mais conhecimentos", afirmou Fabiana Pereira da Silva, 20, que tenta uma vaga no curso de odontologia.

A estudante, que já faz o curso em uma faculdade particular, disse que está um "um pouco nervosa, mas tem que confiar no que sabe".

Para Ana Alice, 18, que tentar uma vaga em economia, hoje também será o dia mais fácil: "Amanhã deve ser mais difícil, mas, na verdade, nenhum dia é tranquilo", afirmou.

Ricardo Inove, 18, tem a expectativa de que a prova de hoje seja mais tranquila, "com um tema de redação que não fuja da atualidade". Para o estudante que tenta uma vaga em letras, amanha vai ser mais complicado, "por causa da matérias de exatas".

Já para Gabrielle Cerqueira, 18, candidata a uma vaga em química, o dia mais tranquilo deve ser amanhã. "Sempre vou bem em humanas, por mais que eu não goste. Acho que o terceiro dia vai ser mais difícil, o meu é só física, química e matemática, não é muito fácil", afirmou. 

Atrasados

Na Faculdade de Educação da USP, houve dois candidatos atrasados. Eles dizem que confundiram o horário de fechamento dos portões. "Antes de sair de casa, ainda olhei o horário [no site] e, como não tinha nada, achei que era 13h30, igual à primeira fase. Saí de casa 12h55", diz Odair Antonio de Paula, 41, que prestava o vestibular para gestão pública. Ele disse que estava fazendo a prova só para "treino".

Outra candidata, que não quis se identificar, também achava que as provas começavam às 13h30 -e, por isso, chegou às 13h20, não conseguindo entrar.

Segunda fase

A segunda fase terá três provas de caráter analítico-expositivo. Confira no quadro o que será cobrado em cada dia:

DataProvasQuantidade
8/1 - domingoPortuguês e redação10 questões e uma redação
9/1 - segunda-feiraHistória, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês
Cada questão poderá abranger conhecimentos de mais de uma disciplina
16 questões
10/1 - terça-feiraDisciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida12 questões

Entre os dias 11 e 13 deste mês acontecem as provas de habilidades específicas para os cursos que não tiveram essa etapa antecipada. A divulgação da primeira chamada está prevista para 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 8 e 9 do mesmo mês.