Topo

Estudar enquanto outros descansam pode fazer a diferença

Página 3 Pedagogia & Comunicação

São Paulo

26/12/2011 12h00Atualizada em 03/04/2012 13h20

Seja em feriados prolongados ou nas férias escolares, vestibulando não pode parar de estudar. Muitos já se arrependeram de não ter aproveitado esses dias, pois a competitividade aumenta principalmente nas provas de segunda fase e quem estudar mais conseguirá a vaga.

O roteiro de estudos do UOL Vestibular encerra sua programação propondo que o candidato continue sua rotina de estudos aproveitando as retrospectivas do ano que costumam ser publicadas pela grande imprensa. Também não custa rememorar a década passada. A Geografia é feita de temas de atualidades. Pelo lado dos livros, podemos abordar o Brasil em relação ao mundo – participação em organismos internacionais, os blocos político-econômicos e a política externa brasileira são tópicos importantes.

Para a revisão de Biologia, escolha o tema abaixo que você não estudou nas duas últimas semanas: ecologia, metabolismo energético, botânica (reprodução) e citologia – respiração, fermentação e fotos, DNA, RNA e ciclo do nitrogênio. São temas recorrentes nos vestibulares.

 

Intertextualidade

Em Literatura, explore a intertextualidade entre as obras da lista obrigatória. São as relações temáticas que podem ser estabelecidas entre os livros. Observe que elementos existem de comum e divergente nos textos. Um exemplo em que podemos pensar a esse respeito é a crítica aos tipos sociais, presente tanto em O cortiço como em Memórias de um sargento de milícias.

Para a revisão de Química, Física e Matemática, a sugestão é resolver questões das provas anteriores. Se ainda houver dúvida, procure um professor para esclarecer a matéria, sanar as dificuldades.

O UOL Educação, particularmente, aposta em dois tópicos de cada uma dessas disciplinas: Funções orgânicas (oxigenadas e nitrogenadas), bem como a Tabela Periódica, no que se refere a Química. Já em Física, eletricidade e dinâmica (particularmente a resolução de problemas) devem estar presentes nos principais vestibulares. Finalmente, em Matemática, a sugestão recai sobre funções e geometria plana (na qual o Teorema de Pitágoras tem sempre destaque).

E a dica mais uma vez é para treinar a Redação. O Bancos de Redações do UOL pode ajudar nesta hora. Em Português, a sugestão é revisar colocação pronominal, regência e concordância verbal e nominal.

A revisão de História do Brasil deve considerar que temas relacionados ao período colonial (fique ligado nas questões econômicas) e à república (em que a Revolução de 30 é um divisor de águas) são os mais importantes. Em História geral, grandes conceitos elencados na semana passada podem ser o fio condutor desta revisão. Fascismos, nacionalismo, comunismo, democracia e socialismos são os principais. A resolução de exercícios de provas de anos anteriores também é válida para estas matérias e pode ajudar a esclarecer as dúvidas que ainda restam.