Topo

Manter o ritmo de estudos, mesmo com o roteiro chegando ao fim

Página 3 Pedagogia & Comunicação

São Paulo

19/12/2011 12h00Atualizada em 03/04/2012 12h36

O roteiro de estudos do UOL Vestibular chega a sua penúltima semana. Sabemos que depois de cumprir um programa tão extenso, a vontade é baixar a guarda e se permitir desviar o tempo e a atenção dos estudos. Sabemos também que a vida não para só porque é preciso se preparar para o vestibular, e precisamos ser flexíveis. Agora, porém, falta pouco para cumprir todos os temas propostos, e um pouco mais de esforço é necessário para dar conta de todo conteúdo.

Iniciamos em Literatura, com revisão. Para isso recomendamos retomar as obras da lista obrigatória do vestibular.

Memórias de um sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida

O cortiço- Aluísio Azevedo

A cidade e as serras - Eça de Queirós

Vidas secas - Graciliano Ramos

Capitães da areia - Jorge Amado

Viagens na Minha Terra - Almeida Garrett

Til - José de Alencar

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

Sentimento do mundo - Carlos Drummond de Andrade

Depois dessa tarefa nada leve no mundo das letras, propomos um tema disseminado na vida cotidiana: polímeros, em Química. Primeiro, o vestibulando precisa ter uma ideia do que é uma reação de polimeralização. Os tipos de reação – por adição ou condensação – formam parte do conhecimento básico da matéria.

Dentre os polímeros de adição, o destaque vai para o polietileno, o PVC, o teflon e a borracha natural. Atenção também deve ser dada para nylon e PET entre os polímeros de condensação.

Em Física, recomendamos revisão da parte de mecânica, incluindo a segunda lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica – PFD. Este conteúdo foi abordado no início do roteiro e tem alta incidência nos vestibulares. Resolver problemas é a melhor maneira de se preparar, neste momento.

 

Urbanóide

A organização espacial em que o processo de urbanização dá a tônica é o tema de Geografia da semana. O assunto tem relevância pelo fato de que mais de 80% da população brasileira vive em zonas urbanas. Processo de formação das megalópoles, conurbação de cidades e crescimento acelerado são pontos importantes. Também é relevante saber diferenciar conceitos como megacidade e cidade global, além de considerar os problemas decorrentes da urbanização, como violência e favelização.

Em Historia geral, sugerimos revisão de alguns temas, entre eles, os grandes conceitos como fascismos, nacionalismo, comunismo, democracia, socialismos. Além disso, observar os conflitos no Oriente Médio e Centro-oeste da Ásia é uma boa pedida.

Em História do Brasil, escolha tópicos do período colonial ou da República para estudar. Procure retomar pontos complexos, como o Estado Novo, em que a dúvida é costumeira.

 

Metalinguagem

Quando um programa de TV trata da TV ou quando um texto aborda a língua, temos a metalinguagem. A função metalinguística foi a mais perguntada, dentre as funções de linguagem, nos vestibulares dos últimos anos. É bom, portanto, ter domínio das diferentes funções de linguagem, pois todo texto possui uma função predominante. E os vestibulares estão cheios de textos, cuja interpretação é fundamental para responder as perguntas.

Para a revisão de Biologia, elencamos alguns temas recorrentes nos vestibulares como: ecologia, metabolismo energético, botânica (reprodução) e citologia – respiração, fermentação e fotos, DNA, RNA e ciclo do nitrogênio. São os mesmos temas sugeridos na semana passada, portanto a escolha deve recair sobre um ponto diferente do estudado.

 

Sempre revista

Em Matemática, sugerimos fazer revisão de trigonometria, já que o assunto é importante para uma série de conteúdos. A recomendação é não esquecer o teorema de Pitágoras, que é fundamental e ter em mente o que são ângulos e como medi-los, bem como as funções trigonométricas.