Para candidatos da Unesp, prova de ciências da natureza e matemática estava mais difícil

Suellen Smosinski

Em São Paulo

18/12/2011 17h55

Candidatos que realizaram o primeiro dia da segunda fase da Unesp (Universidade Estadual Paulista), neste domingo (18), elegeram as questões do caderno de ciências da natureza e matemática como as mais complicadas, exceto biologia. Para os vestibulandos ouvidos pelo UOL, a prova de ciências humanas estava “mais fácil”.

Matheus Bio Miranda, 18, quer entrar no curso de biologia marinha e classificou “as questões de humanas como bem fáceis e exatas bem difíceis”. “Do segundo caderno [ciências da natureza e matemática] eu só consegui fazer biologia, o resto não achei uma resposta concreta”, disse. O vestibulando contou que tinha uma questão de matemática que estava até fácil, mas devido o nervosismo não conseguiu responder: “Na hora eu joguei tudo para o ar, sou muito ruim de cálculo”.

Para Renê Magalhães, 21, que presta para biologia marinha, o segundo caderno também foi o mais difícil. “Deixei umas cinco questões sem responder”. Segundo ele, as questões de geografia e filosofia foram as mais fáceis. “Filosofia era mais interpretação”, afirmou.

“No geral, foi mais difícil por ser dissertativa. Mas, foi menos cansativa do que a primeira fase. Não teve muita enrolação de texto, foi mais objetiva”, disse Lucas Yusei, 17, que presta para engenharia elétrica e foi o primeiro a sair do local de prova em que a reportagem estava. Ele achou que o exame teve pouca matemática e muita história e filosofia. “Estou esperando que amanhã seja mais fácil. Hoje, deixei de responder três questões”, contou.

Já o problema maior para Laura Viana, 18, foi a confusão que ela fez com o conteúdo de cada dia de prova. “A prova não estava tão ruim, mas eu levei um susto, porque achei que hoje era português e redação, troquei tudo. Quando olhei a prova, quase chorei”, contou a vestibulanda que tenta uma vaga em ciências biológicas. Passado o susto, ela diz que a prova não estava tão complicada: “Caíram conceitos básicos em cada matéria”, afirmou.

Abstenção e caderno de prova

O primeiro dia da segunda fase da Unesp teve abstenção de 8,7%, segundo a Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista). Dos 38.765 inscritos, 3.358 faltaram. A instituição também divulgou os cadernos de prova deste domingo.

A cidade que registrou maior número de faltantes foi Ourinhos (18,9%). Em São Paulo, o índice foi de 8,5%.

Amanhã (19), os candidatos deverão responder 12 questões do núcleo linguagens e códigos (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte) e também fazem uma redação.