Topo

Candidatos da segunda fase da Unesp reclamam de cansaço no último vestibular do ano

Suellen Smosinski

Em São Paulo

18/12/2011 13h56Atualizada em 18/12/2011 17h20

A segunda fase da Unesp (Universidade Estadual Paulista), realizada neste domingo (18), é o último vestibular antes do Natal e do ano novo. Os candidatos ouvidos pelo UOL Vestibular antes do inicio da prova reclamam do cansaço nessa fase final da seleção. 

"A gente está cansado, porque fazer cursinho é muito exaustivo. Não tem como falar que não cansa", afirmou Heber de Almeida, 21, que tenta uma vaga em geologia. Ele também acha que a prova de hoje será bem trabalhosa. "São vinte questões dissertativas, tem que ser bem ágil para responder", disse.

Thiago Almeida, 19, acha que a prova de amanhã (último dia da segunda fase) será pior do que a de hoje, "por causa da redação". Esta é a última prova do vestibulando, que além da Unesp, também tenta uma vaga na Ufla (Universidade Federal de Lavras), que seleciona candidatos pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). "Não estou aliviado, estou bem ansioso. É minha última prova e a que me interessa mais", contou. 

O problema para Lucas Braga, 21, que presta para economia, são as questões cobradas hoje: "É uma prova cansativa, envolve filosofia e sociologia, que eu não gosto. Prefiro as provas de exatas", disse. O estudante tambem reclama do cansaço. "Já nao estou rendendo mais, só consigo descansar. Vou voltar a estudar só em janeiro. Por enquanto, parei".

Já Izabel Costa, 19, que tenta uma vaga no curso de história, demonstra tranquilidade. "Se eu passar eu entro, se não passar não sei ainda o que fazer. Só sei que não quero fazer cursinho de novo", contou.

Atrasados

Houve quem chegasse atrasado no local de provas em que o UOL Vestibular está. 

Herykson Matheus dos Santos, 18, prestava para música (composição). "Saí de casa às 13h, só que o ônibus atrasou e só passou 13h40", diz ele, que veio da zona norte de São Paulo. "Estou sentindo raiva e muito desânimo. Estava fazendo só Unesp", diz.

Nayara Ananda, 18 anos, prestava vestibular para licenciatura em música e chegou atrasada. O pai dela afirmou que eles se atrasaram por causa da localização da escola onde a prova é aplicada, na zona oeste de São Paulo. Ele afirmou que saiu de casa com meia hora de antecedência e acabaram se atrasando. "Fiquei bem triste, mas eu já faço o mesmo curso [em uma faculdade particular]", disse

Atropelamento

A organização do exame informou que um candidato foi atropelado por uma moto enquanto se dirigia à Unip da avenida Marquês de São Vicente, zona oeste de São Paulo. Mesmo assim, afirma, ele conseguiu entrar no local de prova, mas foi para a enfermaria. Segundo a organização, ele deve ser removido para receber atendimento médico.

Correção online

A Unesp  realiza a segunda fase do vestibular 2012 hoje e amanhã (19), das 14h às 18h30. Foram convocados para esta etapa 38.765 candidatos. O UOL Vestibular terá a correção online das questões, feita por professores do Curso e Colégio Objetivo, a partir das 19h30 de cada dia de exame.

No total, a segunda fase será composta por 36 questões discursivas e uma redação. Veja no quadro o que será cobrado em cada dia de prova:

DataProvas
18/12 - domingo- 12 questões de ciências humanas (elementos de história, geografia e filosofia)

- 12 questões de ciências da natureza e matemática (elementos de biologia, química, física e matemática)
19/12 - segunda-feira- 12 questões do núcleo linguagens e códigos (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte)

- Redação

A Vunesp, organizadora do processo seletivo, não divulga o padrão de respostas esperadas para as questões discursivas. A divulgação do resultado final está prevista para 27 de janeiro de 2012. A matrícula dos convocados em primeira chamada está marcada para os dias 8 e 9 de fevereiro.

Outras informações podem ser obtidas no manual do candidatos ou pelos sites da Vunesp e da Unesp.