Topo

UFF substitui vestibular tradicional pelo Enem já no próximo ano

Da Redação

Em São Paulo

16/12/2011 14h44

A UFF (Universidade Federal Fluminense) passará a selecionar estudantes por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir do próximo ano. A instituição anunciou que vai substituir seu vestibular tradicional pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do MEC (Ministério da Educação) já na seleção para as vagas com início em 2013.

Com a medida, 100% das vagas passarão a ser preenchidas pelo Sisu. “O objetivo é contribuir com a democratização do acesso ao ensino público superior. Sendo assim, a UFF se soma a esse esforço do MEC em oferecer mais oportunidades em um único sistema de seleção”, afirmou Neliton Ventura, coordenador de seleção da UFF.

Segundo Ventura, a decisão foi tomada em uma reunião ordinária do Conselho de Ensino e Pesquisa da universidade há cerca de um mês.

“A UFF vem há uns dois anos oferecendo 80% das vagas pelo seu vestibular e 20% pelo Sisu. Mas agora isso irá mudar, uma vez que a universidade é uma das poucas federais que ainda utiliza o vestibular comum como seleção de candidatos”, disse.