Topo

"Foi mais fácil que a Fuvest", diz candidata sobre prova da Unifesp

Da Redação

Em São Paulo

15/12/2011 18h29Atualizada em 15/12/2011 18h31

Os candidatos do vestibular misto de 2012 da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) ouvidos pelo UOL classificaram o primeiro dia de prova como fácil. “Achei tudo muito fácil. Ou errei tudo, ou estava fácil mesmo. Português, inglês e até a redação estavam muito tranquilos. Terminei tudo em duas horas, foi mais fácil que a Fuvest”, disse Ellen Carolina de Souza, 17, que tenta uma vaga em medicina e foi uma das primeiras candidatas a sair do local de prova nesta quinta-feira (15).

A vestibulanda Elizabeth da Silva Gonçalves, 18, também tenta uma vaga em medicina e achou a prova “boa”. “Algumas questões de português estavam bem fáceis, era mais para analisar as imagens e interpretá-las. Hoje estou confiante, mas amanhã tenho medo das questões de física”, disse.

Para Bruno Arita, 25, que faz cursinho há cinco anos e tenta uma vaga em medicina, a prova estava mais objetiva do que no ano passado: “Achei tranquilo, textos bem claros, de forma geral”, afirmou.

A candidata de medicina Erica Figueiredo, 20, diz que a prova foi bem fácil, mas reconhece que estudou bastante. “Amanhã estou com muito medo, tenho certeza que será bem mais difícil”, disse.

 

Atrasadas

Andressa Ferreira, 17, tentava uma vaga em medicina, veio de Itapecerica da Serra (SP), mas só chegou às 14h10 - a prova começava às 14h. Ela diz que pegou trânsito na zona oeste de São Paulo. “Me sinto frustrada, estou bem chateada, e o ano que vem é mais um ano de cursinho”, diz. Ela e a mãe ainda tentaram entrar em contato com alguém da organização pelo interfone do local de prova, mas não tiveram sucesso.

Aline Oliveira, 17, que também queria uma vaga em ciências biológicas, também perdeu o vestibular da Unesp. Ela saiu às 13h do trabalho, mas só chegou às 14h15. Ela diz que precisou fazer três baldeações no metrô e perdeu muito tempo.

"Estou chateada, com raiva por perder o segundo vestibular, mas não vou desistir. Ainda tenho o Enem [para poder tentar uma vaga em outras universidades públicas] e também algumas faculdades particulares que vou prestar", disse.

Exame

Hoje, os candidatos fizeram a prova de língua portuguesa, língua estrangeira e redação, composta por 45 questões de múltipla escolha (30 questões de língua portuguesa e 15 questões de língua estrangeira) e uma redação. Amanhã acontece a prova de conhecimentos específicos, com 20 questões dissertativas sobre as seguintes disciplinas: biologia (5 questões), química (5 questões), física (5 questões) e matemática (5 questões).

 

A prova dissertativa não terá padrão de resposta divulgado. A publicação da primeira chamada está prevista para 27 de janeiro de 2012. A matrícula acontecerá em 7 de fevereiro.

Vagas

O sistema misto de seleção utilizará as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 como uma das provas do processo seletivo, compondo um terço de seu valor. Confira no quadro os cursos que fazem parte desse sistema:

CampusCursoTurno /DuraçãoVagas - sistema universalVagas - sistema de cotasVagas - total
DiademaCiências Ambientais (Bacharelado)Período integral – 8 semestres45550
DiademaCiências Biológicas (Bacharelado)Período integral – 8 semestres45550
DiademaEngenharia Química (Bacharelado)Período integral – 10 semestres45550
DiademaEngenharia Química (Bacharelado)Período noturno - 12 semestres45550
São PauloCiências Biológicas - modalidade médica (Bacharelado)Período integral - 4 anos30333
São PauloEnfermagem (Bacharelado)Período integral - 4 anos80888
São PauloFonoaudiologia (Bacharelado)Período integral - 4 anos33336
São PauloMedicina (Bacharelado)Período integral - 6 anos11011121
---43345478

* O ingresso para os outros cursos da instituição será feito pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação).

Outras informações podem ser obtidas no edital do vestibular ou pelo site da Unifesp.