Topo

"Está todo mundo no mesmo barco", diz candidato do vestibular 2012 da Unifesp

Bruna Souza Cruz

Em São Paulo

15/12/2011 14h13Atualizada em 15/12/2011 14h57

Os candidatos que fazem nesta quinta-feira (15) as provas do processo seletivo 2012 da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) se disseram tranquilos para o primeiro dia de exames.

“Estou muito tranquilo. Tudo o que vou sofrer hoje, 80% dos candidatos também vão sofrer. Está todo mundo no mesmo barco. A minha tranquilidade pode ser um diferencial”, diz Enrico Stefano Suriano, 17, que presta medicina. Ele já passou nas primeiras fases da Unesp (Universidade Estadual Paulista), para biomedicina, e da USP (Universidade de São Paulo), para publicidade.

Emily Ricaldi, 18, veio de Aracaju para tentar uma vaga no curso de medicina. Depois de um ano de cursinho e de fazer outros vestibulares em São Paulo, como Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular, que aplica as provas da USP), Unesp e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), ela acredita que irá bem no exame de hoje.

“Acho que vai dar certo, mesmo sabendo das dificuldades. Em todo o caso, se não passar... se precisar fazer 10 anos de cursinho, eu faço”, afirma.

Flávia Moraes de Sá, 23, está tentando uma vaga no curso de biomedicina. A candidata diz estar um pouco ansiosa para saber o que vai cair, mas afirma que se preparou bem para hoje.  “Acredito que cada um tem seu espaço. O meu está guardado. É uma boa experiência e não vou desistir do que eu quero”, disse.

Atrasada

Andressa Ferreira, 17, tentava medicina, veio de Itapecerica da Serra (SP), mas só chegou às 14h10. Ela diz que pegou trânsito na zona oeste de São Paulo. “Me sinto frustrada, estou bem chateada, e o ano que vem é mais um ano de cursinho”, diz. Ela e a mãe ainda tentaram entrar em contato com alguém da organização pelo interfone do local de prova, mas não tiveram sucesso.

Aline Oliveira, 17, que também queria uma vaga em ciências biológicas, também perdeu o vestibular da Unesp. Ela saiu às 13h do trabalho, mas só chegou às 14h15. Ela diz que precisou fazer três baldeações no metrô e perdeu muito tempo.

"Estou chateada, com raiva por perder o segundo vestibular, mas não vou desistir. Ainda tenho o Enem [para poder tentar uma vaga em outras universidades públicas] e também algumas faculdades particulares que vou prestar", disse.

Exame

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) realiza o primeiro dia de provas do sistema misto de seleção do vestibular 2012 nesta quinta, das 14h às 18h. O exame continua amanhã (16). A partir das 19h de cada dia de prova, o UOL Vestibular terá a resolução comentada das questões, feita por professores do Curso e Colégio Objetivo. São esperados 20.737 candidatos.

Hoje, os candidatos fazem a prova de língua portuguesa, língua estrangeira e redação, composta por 45 questões de múltipla escolha (30 questões de língua portuguesa e 15 questões de língua estrangeira) e uma redação. Amanhã acontece a prova de conhecimentos específicos, com 20 questões dissertativas sobre as seguintes disciplinas: biologia (5 questões), química (5 questões), física (5 questões) e matemática (5 questões).

 

O gabarito da prova de múltipla escolha será publicado às 18h de hoje. A prova dissertativa não terá padrão de resposta divulgado.

A publicação da primeira chamada está prevista para 27 de janeiro de 2012. A matrícula acontecerá em 7 de fevereiro.

Vagas

O sistema misto de seleção utilizará as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 como uma das provas do processo seletivo, compondo um terço de seu valor. Confira no quadro os cursos que fazem parte desse sistema:

CampusCursoTurno /DuraçãoVagas - sistema universalVagas - sistema de cotasVagas - total
DiademaCiências Ambientais (Bacharelado)Período integral – 8 semestres45550
DiademaCiências Biológicas (Bacharelado)Período integral – 8 semestres45550
DiademaEngenharia Química (Bacharelado)Período integral – 10 semestres45550
DiademaEngenharia Química (Bacharelado)Período noturno - 12 semestres45550
São PauloCiências Biológicas - modalidade médica (Bacharelado)Período integral - 4 anos30333
São PauloEnfermagem (Bacharelado)Período integral - 4 anos80888
São PauloFonoaudiologia (Bacharelado)Período integral - 4 anos33336
São PauloMedicina (Bacharelado)Período integral - 6 anos11011121
---43345478

* O ingresso para os outros cursos da instituição será feito pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação).

Outras informações podem ser obtidas no edital do vestibular ou pelo site da Unifesp.