Topo

Temas importantes para o vestibular não dão descanso

Página 3 Pedagogia & Comunicação

São Paulo

12/12/2011 12h00Atualizada em 03/04/2012 12h11

Vestibulando que é vestibulando não tira férias. Começamos o roteiro da semana com Física, porque ondulatória é tema certo nos grandes vestibulares, principalmente na Fuvest. Nesta semana, vamos nos concentrar em ondas eletromagnéticas.

Questões comuns deste conteúdo são as que apresentam um gráfico ou tabela de várias fontes de ondas eletromagnéticas, com as respectivas frequências. Os candidatos devem analisar, a partir dos gráficos, o comprimento ou o período da onda. A partir dessas informações, temos a utilização da relação fundamental da ondulatória, v = λ.f.

As questões sobre ondas eletromagnéticas são muitos simples, mas o alerta vai para a dificuldade que pode surgir da falta de interpretação. Nossa sugestão é atentar para as seguintes dicas:

– não confundir o que o eixo das abscissas informa, se é tempo ou comprimento;

– quando a onda troca de meio, ela não muda a frequência, alteram-se comprimento e velocidade;

– a onda só muda a frequência se a fonte mudar.

Para encerrar este capítulo da Física, pensemos a respeito do equilíbrio das condições de vida na Terra. Muito lembrado nos últimos tempos, na verdade o efeito estufa em si não é ruim. Ele garante a temperatura média do planeta, em torno de 15º, que permite a vida e se ele não existisse, o globo seria muito frio. Para entender o efeito estufa, é preciso saber comprimento de onda, frequência e velocidade. É preciso saber também que o sol emite ondas eletromagnéticas, que não são absorvidas pela atmosfera terrestre. Quando tais ondas atingem a superfície da Terra e são reirradiadas, elas sofrem alteração no comprimento, de modo que os gases presentes na atmosfera conseguem, então, absorver a radiação.

 

Recordar

Em Biologia, propomos revisão principalmente daqueles pontos em que restaram muitas dúvidas ou que não foram estudados adequadamente. Para quem não tem ideia do que é importante retomar, sugerimos alguns temas que são recorrentes: ecologia, metabolismo energético, botânica (reprodução) e citologia – respiração, fermentação e fotos, DNA, RNA e ciclo do nitrogênio.

 

Regional e universal

Em Literatura, selecionamos dois autores ainda modernistas, também conhecidos como neomodernistas: João Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

Em Guimarães Rosa, vemos como as obras do período se desvinculam do regionalismo, predominante na segunda geração modernista. Mas não podemos deixar de assinalar que ainda existe um regionalismo universalizante. O paradoxo se explica na abordagem do cenário sertanejo de Minas Gerais pelo autor, que incorpora uma temática arquetípica, questões humanas, o bem e o mal. Na verdade, Guimarães chegou a dizer que suas histórias poderiam se passar em qualquer lugar. Entre suas obras, vale a pena conhecer:

a) Grande sertão: veredas;

b) Primeiras estórias;

c) Manuelzão e Miguilim.

Sobre a genialidade do autor, o destaque vai para a recriação da língua portuguesa, e a criação de obras transcendentes, que remetem ao mítico, ao misticismo. Nos Resumos de Livros do UOL Educação, podem ser encontradas mais obras do autor.

Quanto a Clarice Lispector, três tópicos resumem a inovação de sua obra: fluxo de consciência, epifania e existencialismo. De seus livros, destacamos A hora da estrela.

 

O passado em revista

Em História geral, sugerimos revisão de alguns temas que são lembrados nos exames: período napoleônico; economia capitalista; Islã: choques entre ocidente e oriente.

Em História do Brasil, a recomendação é retomar pontos da República: dar destaque na Primeira República (1889-1930) aos principais temas econômicos, como encilhamento, funding-loan, industrialização. Também rever os principais movimentos sociais do período (Guerra de Canudos, Revolta da Vacina, Revolução Federalista etc.). Na República após 1930, as principais características dos governos Vargas e Juscelino devem ser relembradas.

 

Aplicação

Adição de arcos é a proposta de Matemática deste roteiro, levando em consideração que os problemas podem, por exemplo, utilizar seno de (a + b), com alguma informação sobre o ângulo a e outra sobre o ângulo b.

É sempre importante saber conceitos básicos de trigonometria, gráficos da função e quais alterações o gráfico pode sofrer. Trigonometria não costuma aparecer diretamente nas perguntas. É o caso, por exemplo, na soma de arcos, em que os examinadores podem dar até a fórmula, para que o candidato não se preocupe em memorizá-la, mas sim em aplicá-la.

 

Figuras

A interpretação de texto, importante para todas as provas do vestibular, ganha força com o estudo de figuras de linguagem sonoras e de sintaxe, em Português. Entre as figuras sonoras, podemos destacar a aliteração e a paranomásia. Enquanto hipérbato, anáfora, elipse e silepse, além de assíndeto, polissíndeto e pleonasmo são as mais importantes na sintaxe.

Com a relevância da descoberta do pré-sal no Brasil, combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão) tornam-se temas prováveis em quaisquer disciplinas que os abordem. Não é diferente com Química. Nesse tema, podem ser explorados em termos de hidrocarbonetos, que é uma função orgânica. Ou pelo processo de destilação fracionada do petróleo, por temperatura de ebulição, relacionando forças intermoleculares.

Em Geografia, as melhorias anunciadas no padrão socioeconômico dos brasileiros tornam importante o tema da população. Gráficos e tabelas com dados comparativos entre nível de renda em diferentes períodos são formas de abordagem possíveis e podem estar presentes nas provas.

Outro tópico com chances de aparecer é a dinâmica demográfica do Brasil, mencionando taxas de natalidade e mortalidade, além da taxa de fertilidade da mulher. Quanto à formação da população brasileira, questões atuais sobre a migração de paraguaios, bolivianos e peruanos são boas candidatas.

Por fim, é bom lembrar que nos últimos vestibulares têm aparecido questões relacionadas a IDH, urbanização, população economicamente ativa, a ocupação na indústria, no campo e no setor terciário, relacionando com a economia do País.