UOL Vestibular Notícias
 

02/12/2011 - 08h32 / Atualizada 02/12/2011 - 08h37

Fuvest decide anular questão de matemática do vestibular 2012

Da Redação
Em São Paulo

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) decidiu na quinta-feira (1º) anular a questão 62 (numeração relativa ao caderno V), de matemática, da prova realizada no último domingo (27). A anulação, atinge todas as questões correspondentes nos outros cadernos. A prova terá, portanto, 89 questões válidas.


 

Questão de matemática "impossível"

Professores ouvidos pelo UOL Vestibular identificaram problemas de formulação em pelo menos três perguntas da prova, como, por exemplo, uma questão de matemática impossível de ser resolvida. Ela fornecia dados errados que prejudicavam a resposta: a 62 da prova V (e suas correspondentes), sobre um polígono convexo de seis lados.

“Se você usar essa informação [a de que formava um polígono convexo de seis lados], acaba chegando em meia dúzia de ângulos que invalida a informação de que o polígono é convexo”, afirma Gregório Krikorian, do Objetivo. “Deve ser anulada, não tem como consertar. Não faz sentido o texto”, diz Glenn van Amson, do Anglo. “O duro é o candidato preocupado. Ele vai achar que errou conta, que entendeu errado. Essa questão atrapalha o candidato bom”, acredita Edmison Motta, do Etapa.

Em física, há mais problemas. Uma delas é questão 81 da prova V (e suas correspondentes). Segundo Ricardo Helou, do Objetivo, a fórmula apresentada está errada. Além disso, na 89, um dos esquemas (o II) tornava duas alternativas de resposta possíveis.



Como foi

A prova apresentou 90 questões de múltipla escolha sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, química, física, biologia, inglês e terá algumas questões interdisciplinares. Eram esperados mais de 146 mil candidatos.

A divulgação dos gabaritos e do caderno de prova está prevista para as 19h de hoje. A lista de aprovados para a segunda fase e os locais do exame serão divulgados em 19 de dezembro.

Entre os dias 11 e 13 de janeiro acontecem as provas de habilidades específicas para os cursos que não tiveram essa etapa antecipada.

A divulgação da primeira chamada está prevista para 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 8 e 9 do mesmo mês.

Concorrência

O curso de Engenharia Civil em São Carlos é o mais concorrido no vestibular Fuvest 2012. A relação é 52,27 candidatos por vaga, seguido por medicina (51,18 c/v) e publicidade e propaganda (47,20 c/v).

A lista com todas as concorrências está disponível aqui. Estão inscritos 146.892 candidatos. Quase 18,8 mil do total (12,8%) são treineiros.


Houve mudança nos primeiros lugares: o primeiro, em 2011, era ocupado pelo curso de medicina, com 49,25 candidatos por vaga.

Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato ou pelo site da Fuvest.

Veja mais

Revisão de disciplinas

Temas importantes

Hospedagem: UOL Host