Topo

Primeira fase da Fuvest 2012 acontece hoje; são esperados mais de 146 mil candidatos

Da Redação

Em São Paulo

27/11/2011 06h00

A primeira fase do vestibular 2012 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, acontece neste domingo (27), das 13h às 18h. A partir das 19h, o UOL Vestibular terá a correção comentada da prova, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.

Segundo a organização do concurso, os candidatos devem visitar o local de prova com antecedência. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h - não será permitida a entrada de candidatos após esse horário. Os vestibulandos que irão realizar o exame na região de Santo Amaro devem ficar atentos aos desvios no trânsito por conta da Fórmula 1, no autódromo de Interlagos.

Os vestibulandos devem levar o documento de identidade original com foto, caneta esferográfica (azul ou preta), lápis nº 2 e borracha. Também é recomendado levar água e alimentos leves, como barra de cereal. De acordo com o manual do candidato, celulares ou qualquer dispositivo móvel de comunicação, computadores, gorros, bonés e caneta marca-texto para grifar devem ser deixados em casa.

A prova terá 90 questões de multipla escolha sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, química, física, biologia, inglês e terá algumas questões interdisciplinares. A saída do local de prova será permitida a partir das 16h.

A divulgação dos gabaritos e do caderno de prova está prevista para as 19h de hoje. A lista de aprovados para a segunda fase e os locais do exame serão divulgados em 19 de dezembro.

Entre os dias 11 e 13 de janeiro acontecem as provas de habilidades específicas para os cursos que não tiveram essa etapa antecipada.

A divulgação da primeira chamada está prevista para 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 8 e 9 do mesmo mês.

Concorrência

O curso de Engenharia Civil em São Carlos é o mais concorrido no vestibular Fuvest 2012. A relação é 52,27 candidatos por vaga, seguido por medicina (51,18 c/v) e publicidade e propaganda (47,20 c/v).

A lista com todas as concorrências está disponível aqui. Estão inscritos 146.892 candidatos. Quase 18,8 mil do total (12,8%) são treineiros.

Houve mudança nos primeiros lugares: o primeiro, em 2011, era ocupado pelo curso de medicina, com 49,25 candidatos por vaga.

Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato ou pelo site da Fuvest.