UOL Vestibular Notícias
 

27/11/2011 - 18h47 / Atualizada 30/11/2011 - 11h49

Fuvest divulga gabarito oficial e cadernos de prova do vestibular 2012

Da Redação
Em São Paulo

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) divulgou na tarde deste domingo (27) o gabarito oficial e os cadernos de prova da primeira fase do vestibular 2012. 


A abstenção na primeira fase da Fuvest  2012 foi de 9,95%, conforme divulgou a instituição neste domingo. Dos 146.892 inscritos, 14.621 não compareceram. Ou seja: um em cada dez inscritos faltou à prova. No ano passado, o índice foi menor: 7,79%.

As maiores taxas de abstenção foram registradas em Presidente Prudente (14,5%), Marília (12,72%) e Sorocaba (12,48%). As menores, em São José dos Campos (7,34%), Piracicaba (8,06%) e Jundiaí (8,53%). A Grande São Paulo registrou 9,74% de faltosos.

Matemática difícil

Matemática foi a disciplina mais difícil da primeira fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) 2012, segundo candidatos ouvidos pelo UOL. A partir das 19h, os professores do Curso e Colégio Objetivo fazem a correção comentada da prova.

“Achei a prova bem complicada. Matemática foi a mais difícil. Já português estava mais fácil”, disse Fernanda Cristina Tavares, 17, que tenta uma vaga em letras. A estudante notou que algumas questões de química estavam bem fáceis. “Dava até pra rir”, brincou.

Caetano Brenga, 24, achou que todas as questões de exatas estavam difíceis –em especial, matemática. “Mas isso é meu. Não sou bom em exatas e já faz sete anos que saí da escola”, disse. O candidato achou que as questões de humanas estavam mais tranquilas. “Geografia foi bem fácil.”

Sophia Wang, 17, prestou para administração e também achou as questões de matemática  e física mais complicadas. “O resto foi muito fácil, principalmente, inglês.”

Já Sara Freitas, 34, faz doutorado em sociologia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e tenta uma vaga em letras na USP (Universidade de São Paull). Ela disse que o conjunto da prova foi fácil. “Esperava uma prova mais difícil. Principalmente, português, que não exigiu tanto. Acho que a tendência é cobrarem mais da matéria na segunda fase.”,

Como foi

A prova apresentou 90 questões de múltipla escolha sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, química, física, biologia, inglês e terá algumas questões interdisciplinares. Eram esperados mais de 146 mil candidatos.

A divulgação dos gabaritos e do caderno de prova está prevista para as 19h de hoje. A lista de aprovados para a segunda fase e os locais do exame serão divulgados em 19 de dezembro.

Entre os dias 11 e 13 de janeiro acontecem as provas de habilidades específicas para os cursos que não tiveram essa etapa antecipada.

A divulgação da primeira chamada está prevista para 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 8 e 9 do mesmo mês.

Concorrência

O curso de Engenharia Civil em São Carlos é o mais concorrido no vestibular Fuvest 2012. A relação é 52,27 candidatos por vaga, seguido por medicina (51,18 c/v) e publicidade e propaganda (47,20 c/v).

A lista com todas as concorrências está disponível aqui. Estão inscritos 146.892 candidatos. Quase 18,8 mil do total (12,8%) são treineiros.

Houve mudança nos primeiros lugares: o primeiro, em 2011, era ocupado pelo curso de medicina, com 49,25 candidatos por vaga.

Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato ou pelo site da Fuvest.

As informações foram fornecidas pela instituição e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site oficial.

Veja mais

Revisão de disciplinas

Temas importantes

Hospedagem: UOL Host