Topo

"Achei que a prova era às 14h", diz candidata que se atrasou para 1ª fase da Fuvest 2012

Aline Arruda/UOL
Imagem: Aline Arruda/UOL

Bruna Souza Cruz

Suellen Smosinski, Em São Paulo

27/11/2011 13h14Atualizada em 27/11/2011 13h27

Por minutos, a vestibulanda Patrícia Midori, 18, perdeu a prova da primeira fase da Fuvest, que acontece neste domingo (27). "Achei que a prova era às 14h", disse a candidata que veio de Taboão da Serra para o prédio da engenharia civil na USP (Universidade de São Paulo). "Saí de casa 12h15 e pensei que o portão abrisse às 13h."

A entrada para a prova foi encerrada às 13h.

Surpresa, a candidata disse que se preparou o ano inteiro e queria tentar jornalismo na ECA (Escola de Comunicações e Artes) . "A USP era única faculdade pública que eu ia prestar", contou a estudante.

O pai da menina, Luis Midori, 54, disse que estava "frustrado" com o atraso da filha, mas "tudo bem" porque há outras faculdades e que ela ainda pode prestar no ano que vem. "Mas, agora, ela tem que ficar esperta com horário", disse.

 

A prova terá 90 questões de multipla escolha sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, química, física, biologia, inglês e terá algumas questões interdisciplinares. A saída do local de prova será permitida a partir das 16h.

A divulgação dos gabaritos e do caderno de prova está prevista para as 19h de hoje. A lista de aprovados para a segunda fase e os locais do exame serão divulgados em 19 de dezembro.

Entre os dias 11 e 13 de janeiro acontecem as provas de habilidades específicas para os cursos que não tiveram essa etapa antecipada.

A divulgação da primeira chamada está prevista para 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 8 e 9 do mesmo mês.

Concorrência

O curso de Engenharia Civil em São Carlos é o mais concorrido no vestibular Fuvest 2012. A relação é 52,27 candidatos por vaga, seguido por medicina (51,18 c/v) e publicidade e propaganda (47,20 c/v).

A lista com todas as concorrências está disponível aqui. Estão inscritos 146.892 candidatos. Quase 18,8 mil do total (12,8%) são treineiros.

Houve mudança nos primeiros lugares: o primeiro, em 2011, era ocupado pelo curso de medicina, com 49,25 candidatos por vaga.

Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato ou pelo site da Fuvest.

As informaçoes foram fornecidas pela instituiçao e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site oficial.