Topo

Etecs realizam vestibulinho 2012 neste domingo; são mais de 316 mil inscritos

Da Redação

Em São Paulo

20/11/2011 06h00Atualizada em 20/11/2011 14h43

O vestibulinho 2012 das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), de São Paulo, será realizado neste domingo (20), das 13h30 às 17h30. Os candidatos devem chegar ao exame com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. Foram recebidas 316.819 inscrições.

O candidato precisa levar para as provas caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto, borracha, régua e o original de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE); carteira nacional de habilitação com foto; documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte brasileiro.

O exame terá 50 questões de múltipla escolha, relacionadas às diferentes áreas do saber (científico, artístico e literário), à comunicação e expressão, em diversos tipos de linguagem, abrangendo conhecimentos comuns de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

De acordo com o manual do candidato, as questões são elaboradas por uma equipe interdisciplinar e dizem respeito a um determinado tema - ligado a situações do cotidiano, envolvendo problemáticas sociais, culturais, científicas e tecnológicas - apresentado em um texto-matriz e em vários textos complementares.

 

 

O gabarito oficial será divulgado hoje, a partir das 18h. O resultado final está previsto para 18 de janeiro de 2012. O resultado para os cursos técnicos de canto, dança, prótese dentária e regência será divulgado no dia 4 de janeiro.

Vagas

Serão oferecidas 93.490 vagas: 76.536 para o ensino técnico e 16.954 para o ensino médio. Do total de vagas para o ensino técnico, 73.795 são destinadas às 202 Etecs e às 62 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Outras 2.741 vagas são destinadas para a modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC.

Estão incluídas também 10.329 vagas para o convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo: são 8.959 vagas para cursos técnicos em salas de 109 escolas estaduais e 1.370 em 21 CEUs (Centros Educacionais Unificados) (CEUs). As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Uma novidade deste processo é que das 9.874 vagas para o ensino técnico integrado ao médio, 3.637 serão oferecidas na rede estadual de duas maneiras:

  • O aluno terá as aulas do ensino médio em uma escola estadual e as do curso técnico em uma Etec (modalidade interdependente);
  • aulas do ensino médio e do curso técnico na mesma escola estadual.

 

Pontuação acrescida

O Sistema de Pontuação Acrescida do vestibulinho das Etecs concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. O candidato pode somar os dois bônus e obter um acréscimo de 13%.

O candidato que se enquadre nesses quesitos precisa fazer uma autodeclaração no momento da inscrição e informar se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.