Topo

Candidatos elegem questões de exatas como as mais complicadas da 1ª fase da Unicamp

Suellen Smosinski

Em São Paulo

13/11/2011 18h41

Os primeiros candidatos a saírem do local de prova da primeira fase do vestibular 2012 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na capital paulista, acharam o exame cansativo e elegeram as questões de exatas como as mais difíceis.

“A prova de exatas estava muito difícil, mas achei as questões bem elaboradas. Humanas e biológicas estavam na média”, disse Cindy Yachiro, 16, que tenta uma vaga em ciências biológicas. A estudante achou a prova cansativa, por causa das três redações: “Ter que ler todas as coletâneas é demais”, reclamou.

Para a candidata de medicina Lais Athayde Kovac, 17, a prova estava “chata e cansativa”. Segundo a vestibulanda, havia muitos textos nas questões e as perguntas de exatas estavam mais complicadas. “Só uma questão cobrava lógica e foi mais fácil. As outras exigiam mais fórmulas e estavam bem complicadas”, afirmou.

Bianca Pereira das Neves, 17, disse que não viu na escola muitas matérias que caíram na prova. “Eu não fiz cursinho, estou terminando agora o ensino médio na escola pública e não foi fácil. Tem muita coisa que caiu que eu não vi na escola, principalmente de química, física e biologia”, contou.

Ela explicou que o problema não é a falta de professores, mas o fato deles mandarem os alunos estudarem pelas apostilas e não explicarem as matérias: “Eles mandam resolver e pronto”.  Bianca tenta uma vaga em letras e por ter mais facilidade com texto, achou aq redação mais tranquila. “Se fosse só redação, seria melhor”, afirmou. 


Veja as provas do vestibular 2012 da Unicamp


Redação

As três redações da primeira fase da Unicamp giravam em torno do tema internet e redes sociais, disseram os primeiros alunos a sair da prova em São Paulo. Eles consideraram os temas “tranquilos”.

A primeira redação, segundo eles, apresentava um gráfico e textos de jovens em vários países do mundo respondendo na internet se gostariam de ser cientistas. A ideia era que o estudante se posicionasse sobre as respostas, em uma espécie de comentário.

O segundo tema girava em torno de um manifesto contra o monitoramento de alunos, nas redes sociais, por parte das escolas. O candidato deveria se posicionar sobre tal, para um texto que seria apresentado em uma reunião de pais.

O terceiro e último tema exigia a criação de um verbete sobre computação em nuvem. Havia, dizem os estudantes, três textos de apoio sobre o assunto.

Para Ellen Vieira de Souza, 18, as redações “estavam fáceis”. Para ela, as matérias de exatas foram as piores. “Achei que tinha mais exatas do que humanas na prova”, disse.

Já para Felipe Fonseca, 19, candidato a uma vaga em biologia, a redação foi “tranquila”. “Os temas eram atuais e não era complicado de resolver”, afirmou.