Topo

Unesp 2012: candidata de medicina perde prova por falta de documento

Jackeline Silva de Oliveira, 18, foi impedida de fazer o exame por falta do RG original - Rogério Cassimiro/UOL
Jackeline Silva de Oliveira, 18, foi impedida de fazer o exame por falta do RG original Imagem: Rogério Cassimiro/UOL

Suellen Smosinski

Em São Paulo

06/11/2011 14h31

A estudante Jackeline Silva de Oliveira, 18, não pôde fazer a prova da Unesp (Universidade Estadual Paulista) neste domingo (6). Ela estava sem os documentos de identificação originais, como exige a organizadora do vestibular. Candidata a uma vaga de medicina em Botucatu, Jackeline estava em prantos na saída de um dos locais de prova de São Paulo: "foi um ano perdido", disse.

A vestibulanda só estava inscrita na Unesp, porque tem família em Botucatu. Assim, ela teria onde morar e, sem despesas com aluguel, poderia se dedicar aos estudos, sem ter que trabalhar durante a graduação. O curso de medicina é de período integral

Segundo a aluna, ela estava com os documentos quando saiu de casa. "Perdi o RG e o CPF no metrô, estava no meu bolso e quando eu cheguei não estava mais", contou. "Estou com cópia de todos os meus documentos, mas eles só autorizam o original."

Foi erro meu

Outra candidata também teve que deixar o local de prova por falta dos documentos exigidos pela organização do certame. Camila Fernandes da Cruz, 18, levou cópias autenticadas dos documentos. Candidata a uma vaga em direito, a estudante admite o erro: "eu não li o edital". Ela ainda acrescentou: "Eu achei que a Unesp ia aceitar documento autenticado, mas chegando aqui não era isso". Segundo ela, "agora é esperar que eu passe nas outras quatro faculdades que eu estou prestanto".