Topo

Pais acompanham vestibulandos na primeira fase da Unesp 2012

Suellen Smosinski

Em São Paulo

06/11/2011 17h09

Na primeira fase da Unesp (Universidade Estadual Paulista) 2012, realizada neste domingo (6), muitos vestibulandos contaram com a presença dos pais em um dos locais de prova de São Paulo, na Barra Funda. Após a abertura dos portões, às 12h30, os candidatos entraram para as salas e os acompanhantes ficaram aglomerados do lado de fora.

Laís Queluz Clementino, 20, quer uma vaga em medicina e foi para a prova acompanhada pela mãe, Denise Queluz Clementino, 47. "A presença dela é essencial. Transmite muita segurança", disse a estudante. A mãe também se sente mais segura: "Acho mais fácil vir com ela, do que ficar em casa, ligando". Denise mora em Itapira, próximo a Campinas, e viajou só para acompanhar a filha, que mora em São Paulo para fazer cursinho pré-vestibular.

Também candidata a uma vaga de medicina, Laís Abduch, 17, recebeu a companhia da mãe, do pai e da irmã. "A família apoia bastante", disse a vestibulanda. A mãe da candidata, Angela Abduch, 48, contou que vai acompanhar a filha em todos os vestibulares: "Só não posso entrar na sala, se pudesse, estaria lá junto com ela".

Carmina Alfa de Souza, 18, aproveitava a companhia dos pais, momentos antes do fechamento dos portões. "Eles sempre me acompanham, eu fico mais tranquila. Do cursinho que eu fiz, não vem ninguém para esse local de prova, então é legal ter os pais junto", afirmou a candidata.

Ansiedade pré-vestibular

O vestibulando de medicina, Claudio Martins de Queiroz, 20, espera uma prova difícil e concorrida, mas diz estar preparado. "Ansiedade pré-vestibular acho que todo mundo tem um pouco. É difícil estar tranquilo em uma prova como a Unesp", disse.

Já a preocupação de Amarilis Maldonado, 19, é com a quantidade de questões que precisa acertar: "Como quero cursar medicina, tenho que fazer uma média de 80 pontos. Mas, estou tranquila. Na hora da prova dá uma ansiedade, mas é saudável", disse.