Topo

Para entender o mundo pós 11 de setembro

Página 3 Pedagogia & Comunicação

São Paulo

31/10/2011 12h00Atualizada em 25/03/2012 17h30

Em tempos de turbulências econômicas globais, um dos assuntos de Historia geral desta semana requer atenção maior. Isso por que a crise de 1929 tem tudo para ser relacionada com os problemas financeiros que o mundo vem enfrentando nos últimos anos.

As provas não vão pedir detalhes sobre o que está acontecendo. Será preciso entender processos, recuperar a ideia de Marx de que as crises seriam cíclicas – um defeito congênito do sistema capitalista – e de como os governos precisam tutelar a economia.

Nas décadas de 20 e 30 do século passado despontam o fascismo e o nazismo, abrindo-se precedente para as experiências de regimes totalitários. Tais fenômenos aparecem sempre em momentos de crise. No caso, é o período entreguerras, que vai do fim da Primeira Guerra Mundial ao início da segunda.

Outro ponto importante deste período é a Guerra Civil Espanhola. Trata-se de um episódio complexo, com nomes estranhos e uma conjuntura não tão clara. Os livros didáticos costumam passar por cima do tema, mas os vestibulares não. Atenção aqui deve ser dada para a interpretação das perguntas.

 

Do mundo para o Brasil

Em História do Brasil, o impacto da crise de 1929 é importante para o estudo da crise da República Velha. Os problemas econômicos levaram à queda nas exportações do País, o que se relaciona ao enfraquecimento do poder dos cafeicultores. Outros fatores que levaram ao fim da oligarquia foram o modernismo e o tenentismo.

Propomos também para esta semana o capítulo sobre a Revolução de 1930. Sua importância está no fato de ser um marco da passagem do Brasil agrário para o industrial. É preciso ficar atento ainda para a aliança liberal e a jogada de Getúlio Vargas ao incluir em seu discurso novos grupos da elite, até então excluídos do poder.

 

Regulagem

Depois de temas intensos e importantes de História, procuramos balancear nosso roteiro. Em Biologia, a reprodução humana tem dois conteúdos com maior incidência: a regulação hormonal nas mulheres e gametogênese.

São assuntos de conhecimento geral e por isso mesmo deve-se estar atento neste tema para o fenômeno da meiose, na formação dos gametas. E a possibilidade de erros neste processo, que levam às síndromes genéticas.

 

Refração

Do conteúdo sobre reflexão e refração, em Física, a incidência é maior no fenômeno relacionado às lentes, ou seja, refração. Já difração, interferência de ondas e natureza eletromagnética da luz são pontos muito específicos, que podem aparecer nas segundas fases das provas. No Enem, por exemplo, já houve pergunta sobre difração, mas era apenas teórica, bastante simples e não exigia cálculos.

 

Oxigênio na estrutura

Como a parte de Física ficou sucinta nesta semana, passamos ao estudo das funções orgânicas oxigenadas, em Química. O conhecimento das funções orgânicas é requisito para estudar química orgânica, mas as diferentes funções não precisam aparecer separadas no vestibular. Esta divisão tem objetivo didático, neste roteiro, para facilitar os estudos.

Para pensar neste tópico, um teste comum, por exemplo, elege um composto qualquer que está em evidência na atualidade e questiona quais as funções orgânicas que estão presentes. Enquanto entre as funções oxigenadas, os alcoois (metanol, etanol ou álcool etílico), sua forma de obtenção e a classificação em primários, secundários e terciários são conhecimentos sempre aferidos.

Outras funções são os aldeídos e as cetonas, estas últimas bem conhecidas das mulheres, pois são um ótimo solvente para esmaltes. No grupo de ésteres está o biodiesel, o que aumenta sua importância. É preciso estudar também éteres e ácidos carboxílicos.

 

Das moléculas às nações

Uma ajuda para estudar a temática de Geografia desta semana vem dos atos em memória dos episódios de 11 de setembro de 2001, episódios estes que causaram grande transformação no planeta. Movimentos no mundo mulçumano, a crise econômica e seus desdobramentos nos EUA e Europa mostram essas mudanças.

Todos estes fenômenos estão entrelaçados, na Geografia, nos estudos sobre o mundo multipolar (em oposição à bipolaridade EUA/União Soviética do período da Guerra Fria, analisado na semana passada). Um exame recente do Enem trouxe uma questão mencionando a “nova des-ordem mundial geográfica”. A hegemonia dos EUA e os novos polos do poder mundial, as potências regionais e a organização do poder econômico e político entram nesta temática.

Os blocos econômicos como Nafta e Mercosul podem surgir nas questões. Com destaque para a atuação do Brasil. O País está crescendo em industrializados e se consolida em exportação de commodities. Os grupos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e IBAS (Índia, Brasil e África do Sul) também são pontos de atenção.

 

Espaciais e planos

A dica para resolver questões de geometria métrica, em Matemática, envolvendo cilindros e cones é procurar tornar plana a figura em questão. De um cilindro, pode-se obter dois círculos e um retângulo e de um cone, um triângulo e um círculo. Cilindros e cones também podem ser entendidos como sólidos em revolução. Se girarmos um retângulo, obteremos um cilindro, se for com um triângulo, um cone. Procurar triângulos retângulos e aplicar o teorema de Pitágoras é uma opção para responder as perguntas.

 

Argumentação

Em Português, propomos para esta semana a retomada de atenção para alguns aspectos de textos dissertativos. É interessante identificar em leituras ou treinar nas redações estes três tópicos: fato e demonstração, evidências e análise, além de persuasão e argumentação. E não se esquecer de dar atenção à conclusão do texto.

 

Transição para o Modernismo

O processo de transição, em que alguns autores rompem com os parâmetros artísticos e da Literatura vigentes até o século XIX, configura o Pré-modernismo no Brasil, que não chega a ser um movimento literário. É uma época em que aparecem estilos diferentes, mas sempre com alguma inovação. Pode ser a linguagem coloquial, o tratamento da figura do ‘caipira’ etc. Lima Barreto (Triste fim de Policarpo Quaresma), Euclides da Cunha (Os Sertões), Monteiro Lobato e Graça Aranha são alguns dos representantes do período.

Para compreender o que acontecerá no Modernismo, também é importante estudar a Semana de Arte Moderna de 1922 e o que o evento significou. Uma boa pedida é aproveitar os conteúdos de História deste mesmo roteiro para buscar o contexto e condições em que ocorreu. As principais publicações relacionadas, de certa forma, ao evento, foram feitas por Manuel Bandeira, Oswald de Andrade e Mário de Andrade. Mas vamos deixar este tema para a próxima semana.