Topo

Medicina é opção do primeiro inscrito no vestibular 2012 da Unicamp

Ricardo Adorno

Da Agência Unicamp

06/09/2011 15h08

Os vestibulandos de plantão já sabem: estão abertas as inscrições para o vestibular nacional Unicamp 2012. No dia 22 de agosto, quando começaram as inscrições, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) registrou, na primeira hora, um número parcial de 200 inscritos. Liderando essa lista de candidatos prontos para encarar as provas, está o estudante Manoel Victor Ferreira Silva, o primeiro a preencher o formulário de inscrição.

Aos 19 anos, ele segue uma rotina regrada de preparação para a maratona de vestibulares que pretende fazer. E, foi se programando que, despretensiosamente, ele foi o primeiro a se inscrever na Unicamp. “Não pretendia ser o primeiro. Acordei, olhei na minha agenda e vi que era dia de início das inscrições, preenchi o formulário e em seguida realizei o pagamento”, conta ele.

Manoel mora na cidade de Uberlândia (MG), mas optou por realizar as provas em Ribeirão Preto (SP). Concluiu o ensino médio em 2009 e, atualmente, faz curso pré-vestibular no período vespertino. Interessado no curso de medicina da Unicamp e ciente dos desafios que está para encarar nos próximos meses, ele se prepara também em casa: “acordo às seis da manhã e estudo até o meio dia, vou para o cursinho e quando volto pra casa ainda continuo com os estudos até as dez da noite”, reforça.



Assim como muitos candidatos, é a primeira vez que ele vai prestar o vestibular nacional Unicamp e a iniciativa de se inscrever partiu do desejo de migrar das tentativas de ingressar nas universidades próximas a Uberlândia para outros vestibulares mais concorridos. “A qualidade da Unicamp é um dos motivos por eu ter escolhido me inscrever no processo seletivo desta universidade e, sem dúvidas, o desafio de encarar um dos vestibulares mais concorridos do país me ajudou a tomar essa decisão”, explica o candidato.

As inscrições para o vestibular nacional Unicamp 2012 serão aceitas até o dia 23 de setembro, exclusivamente, na página eletrônica da Comvest. São oferecidas 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp, além de outros dois cursos da Famerp. O Kit do Vestibulando, com o Manual e a Revista do Candidato também está disponível, gratuitamente, no site da Comissão Permanente para os Vestibulares.

A prova da primeira fase vai ser aplicada no dia 13 de novembro. A segunda fase vai acontecer entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2012.