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Fuvest divulga manual do candidato do vestibular 2012

Da Redação

Em São Paulo

01/08/2011 08h09Atualizada em 01/08/2011 08h09

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) divulgou nesta segunda-feira (1º) o manual do candidato do vestibular 2012 da USP (Universidade de São Paulo) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. A inscrição para a prova acontece entre os dias 26 de agosto e 9 de setembro pela internet, com taxa de R$ 120.


Entre os dias 9 e 14 de outubro serão realizadas as provas de habilidade especifíca antecipadas para as carreiras de música (São Paulo) e artes visuais. A lista de aprovados nessas provas serão publicadas em 4 de novembro. Os exames acontecem nos dias 27 de novembro (primeira fase) e 8, 9 e 10 de janeiro de 2012 (segunda fase).

A Pró-Reitoria de Graduação da USP descartou o uso das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 para composição da nota do vestibular de 2012.

Os locais de prova da primeira fase poderão ser consultados a partir de 21 de novembro. A lista de convocados para a segunda fase e os locais do exame serão divulgados em 19 de dezembro.

Entre os dias 11 e 13 de janeiro acontecem as provas de habilidades específicas para os cursos que não tiveram essa etapa antecipada.

A divulgação da primeira chamada está prevista para 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 8 e 9 do mesmo mês.

 

Leitura obrigatória

A lista de livros obrigatórios está em vigência desde 2010 e foi mantida para essa edição. Ao manter um ciclo de três anos, a intenção é dar tempo ao estudante do ensino médio para que ele se prepare.

Segundo o manual do candidato do vestibular passado, o vestibulando deve demonstrar "conhecimento das obras representativas dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa. O conhecimento desse repertório implica a capacidade de analisar e interpretar os textos, reconhecendo seus diferentes gêneros e modalidades, bem como seus elementos de composição, tanto aqueles próprios da prosa quanto os da poesia. Implica também a capacidade de relacionar os textos com o conjunto da obra em que se insere, com outros textos e com seus contexto histórico e cultural."