Topo

Alta Idade Media é tema tradicional em testes e questões dissertativas

Página 3 Pedagogia & Comunicação

São Paulo

01/08/2011 09h00Atualizada em 15/03/2012 19h29

Depois de uma bateria de estudos em ritmo forte, podemos fazer uma pausa e respirar nesta semana do roteiro de estudos do UOL Vestibular. Um dos temas de destaque aparece em Historia geral, com a Alta Idade Média. O tema é tradicional nas provas e costuma aparecer nas etapas de testes e dissertativas. A sugestão é saber as principais características do período na organização política, economia, cultura e religião.

Para entender a conjuntura política e econômica, vamos continuar a linha de raciocínio da semana passada, sobre como o Império Romano entra em colapso e a Europa passa a “se fechar”, protegendo-se das invasões e com produção para abastecimento. O poder é descentralizado, na figura dos senhores feudais e a Igreja é a instituição romana que se preserva, detendo o monopólio da vida cultural. Aqui a atenção deve-se voltar também para o império bizantino, pois vestibulares como o Vunesp também costumam se lembrar dele em suas provas.

Em História do Brasil, continuamos no estudo do sistema colonial, agora com foco na sociedade da época, formada por homens brancos e escravos. Um aspecto importante a estudar é o sistema escravista e a substituição do índio pelo africano, além do escravo como mercadoria. A abordagem da contribuição cultural dos negros para a sociedade brasileira torna-se tendência nas provas. Uma dica aqui é evitar a visão romântica de elementos como os quilombos, quando se estuda a resistência à colonização.

 

Planeta Água

Em Geografia, o assunto da semana refere-se às águas nos mares. Água, em geral [os tópicos sobre água doce serão estudados na próxima semana], tem sido quesito bastante frequente nas provas. O enfoque das perguntas geralmente abrange formas de aproveitamento, consumo e problemas relacionados, como poluição.

As questões podem referir-se ao relevo submarino, litoral brasileiro, rotas de comércio, exploração de petróleo, volume de lixo, salinidade e dessalinização, uso de fontes de energias, atividade pesqueira, contaminação por produtos químicos, ecossistema, destruição de corais, danos a manguezais e muitos outros. Como se pode perceber, a lista é tão vasta que decorar ficou cada vez menos útil para o vestibular. Nossa sugestão é que os candidatos estudem procurando entender as relações entre os elementos naturais e a ação humana.

 

Cotidiano da Química e da Matemática

O assunto de Química da semana, oxidorredução, é sério candidato para a abordagem da chamada química do cotidiano, tendência nas provas recentes. Um dos motivos para a insistência do assunto oxidorredução nos vestibulares pode ser creditado à popularização do uso de aparelhos portáteis que usam pilhas e baterias.

Nesse caso as perguntas costumam ser mais conceituais – reação de oxidorredução, número de oxidante, redutor e balanceamento – e não envolvem grandes cálculos. A sugestão aqui é conhecer principalmente as reações.

Enquanto questões envolvendo razão, proporção e regra de três costumam rechear a prova de Matemática do Enem, o tema porcentagem (juros, aumento, desconto, lucro e prejuízo) tem grandes chances de surgir em todos os vestibulares. A principal dica é perceber que existe uma grande diferença entre calcular, descontar e aumentar a porcentagem. Portanto, devemos dar máxima atenção ao que está sendo perguntado e uma boa alternativa é pensar em juros simples como PA e juros compostos em PG.

 

Contexto e significado

Compreender as relações estabelecidas entre as palavras no estudo das preposições é a dica para estudar Português. Nesta semana em que separamos preposições, palavras denotativas e advérbios, entender o contexto no qual se insere uma frase ou palavra é fundamental.

Não podemos esquecer, por outro lado, que preposição também é incluída em questões com ênfase em regência, nos casos em que determinados verbos ou nomes as requerem. Para acertar nas perguntas envolvendo palavras denotativas a recomendação é procurar o sentido dentro do texto. As palavras até e , por exemplo, podem funcionar como advérbio ou adjetivo, dependendo do contexto. Os vestibulares costumam questionar qual valor a palavra assume em um determinado caso.

Quanto aos advérbios, dificilmente haverá perguntas referentes a sua classificação, pois o foco vai para as circunstâncias que o cercam. É preciso, assim, atenção à função que a palavra assume no texto. No entanto, se a categorização dada pela gramática estiver bem clara e suficientemente entendida, teremos um conhecimento básico para solucionar tais perguntas. Se pensarmos em uma redação, por exemplo, é bom lembrar que existem armadilhas que levam ao emprego inadequado de preposições e advérbios. Tais erros acontecem com bem menos frequência quando se dispõem de bons conhecimentos a respeito da formalização e das normas da língua culta.

 

No mundo da lua

Hora de desligar os motores de propulsão – porque o ritmo não para, mas as condições mudam. O fascinante tema de Física deste roteiro nos leva para fora dos limites da Terra: gravitação, sistema solar, movimento dos corpos celestes e o surgimento do universo. O capítulo é longo, mas é possível encurtar um pouco a história porque a incidência costuma ser pequena nos vestibulares. Sobre este tema, pode ser pedido algo sobre a terceira lei de Kepler ou o cálculo, por comparação, do tempo que um satélite leva para dar a volta em um planeta.

A baixa probabilidade de aparecer no vestibular também se aplica ao Arcadismo, conteúdo de Literatura da semana. Neste tópico, o texto mais importante e conhecido é Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga. De qualquer forma, a sugestão aqui é o estudo do tema pela contextualização histórica (os principais autores são inconfidentes).

 

Fisiologia

O assunto de Biologia prepara o terreno para o estudo das plantas, que será retomado dentro de algumas semanas. Por enquanto, vamos nos ater aos tecidos vegetais – meristemas e tecidos adultos. Ultimamente as provas têm tratado mais de fisiologia vegetal e classificação, portanto, a dica é prestar atenção nas diferenças entre os tipos de tecidos, identificando suas características e relação com as funções vitais. A sugestão é entender o papel dos tecidos no transporte da seiva bruta e elaborada, assim como lembrar que vasos condutores e parênquimas são os destaques entre os tecidos adultos.