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Energia e concentração em semana cheia

Página 3 Pedagogia & Comunicação

São Paulo

11/07/2011 09h00Atualizada em 15/03/2012 17h02

Entramos na quarta semana do roteiro do UOL Vestibular a todo vapor. Depois de três semanas, em que muitos assuntos foram do tipo “bom saber, embora poucas chances de cair na prova”, vamos nos dedicar a temas que exigem muito estudo e concentração.

Em Matemática, vale a pena investir um bom tempo de estudos tanto para Exponenciais quanto para Logaritmos, assuntos de alta incidência nas provas. Os conteúdos costumam aparecer em questões contextualizadas, sobre fatos tão variados como juros compostos, crescimento de população ou de culturas de bactérias ou intensidade de terremotos, por exemplo. É preciso conhecer muito bem as duas funções.

Portanto, dedicaremos esta semana ao estudo de exponenciais e a próxima a logarítmos. É importante interpretar os gráficos de funções exponenciais e saber dizer em que situações a curva fica crescente ou decrescente, translada para a direita ou esquerda, para cima ou para baixo.

 

Processos de vida

O bloco de conteúdos de Biologia desta semana – a hipótese da origem endossimbiótica de mitocôndrias e plastos, fotossíntese, sua química, temperatura e CO2 –tem visitado os vestibulares com frequência. A dica para entender a matéria é partir dos seguintes pontos: o que é fotossíntese? Quais os elementos fundamentais para que ocorra? Quem realiza fotossíntese? Quais os fatores no processo?

A parte química da fotossíntese é importante e também a mais difícil. Detalhes do processo, como a água é utilizada, a origem do oxigênio liberado, e o CO2 consumido precisam ser estudados. Sem perder de vista a ideia de que a planta é um ser autótrofo, ou seja, capaz de produzir o que precisa, não se deve esquecer dos nutrientes retirados do solo.

Outra parte de destaque é a influência da luz e temperatura, para entender o ponto de compensação luminoso. Aqui a disciplina combina os processos mais importantes que ocorrem na natureza para a vida na Terra, fotossíntese e respiração. As provas costumam apresentar gráficos, portanto é preciso estudar sua interpretação, como já alertamos na semana anterior.

 

As descobertas

Depois de preparar o terreno, chegamos onde a História do Brasil se exprime como tal, com os descobrimentos e choques culturais. O tema é bastante lembrado, não só a descoberta de nosso país, embora esta tenha predomínio. A observação é importante, considerando que no programa da Fuvest, História da América é o título de uma das grandes divisões da disciplina.

A tendência atual, principalmente no Enem, é de inserir perguntas com uma visão antropológica sobre os contatos entre as culturas indígenas e europeias. A ideia é que não existe um povo superior e outro inferior, que a dominação não implica submissão completa, existe influência mútua. Conceitos como aculturação e assimilação costumam aparecer nesse tipo de prova. É nesse contexto que o próprio termo descobrimento é questionado, pois denota a visão eurocêntrica da história.

Para quem gosta do assunto das navegações, pode ser uma boa chance partir das leituras de história do Brasil para entrar no estudo de Literatura, que traz Os Lusíadas, poema épico de Camões. Embora Camões não seja leitura obrigatória nos grandes vestibulares, os textos têm o conteúdo histórico e mitológico importantes para a interdisciplinaridade.

Nesta obra, o autor une o aspecto histórico – a viagem de Vasco da Gama às Índias – ao aspecto ficcional – em que os deuses da mitologia greco-latina expressam suas opiniões e interferem. Mas, acima de tudo, Camões oferece a oportunidade de ler algo de valor, com elaboração estética bem estimulante.

O descanso desta semana de estudos aparece em História geral. Dando sequência ao tema da Antiguidade Clássica, a Macedônia é uma das civilizações que não costuma ser muito exigida nos vestibulares.

 

Intempéries

De volta ao presente, fatos que ocuparam o noticiário sobre cotidiano, política e economia voltam à tona em Geografia. Conteúdos de geologia, formas de relevo, solos e hidrografia no mundo e no Brasil podem ser associados a acontecimentos naturais como terremotos, chuvas e desmoronamentos, além da atividade humana, na construção de usinas hidrelétricas, como Belo Monte, Jirau e Santo Antonio.

Sobre hidrografia, o candidato pode ser solicitado a interpretar mapas para identificar bacias ou gráficos com perfil de rios; a Fuvest, por exemplo, utiliza muitas fotos. Vale a pena investir no estudo de paisagens e suas alterações, assim como é importante a definição das principais feições geológicas e conceitos como montanha, planície, planalto e depressão. É relevante também dominar imagens, conceitos e textos, sabendo relacioná-los. Intemperismo (erosão de rochas e terrenos) e pedogênese (formação dos solos) são tópicos igualmente importantes. Podem surgir no contexto de uso de solos para agricultura.

É preciso tomar fôlego na hora de estudar Física. A parte de condições de equilíbrio e centro de massa é pouco solicitada nos vestibulares gerais, com maior incidência nos exames específicos de engenharia (ITA, IME, por exemplo). A orientação aqui é estudar os dois tipos de equilíbrio, estático e dinâmico e as condições para que cada um ocorra. Um erro muito comum é associar a situação em que a resultante das forças aplicadas num corpo é nula com a conclusão de que o corpo está necessariamente em repouso.

Para tranquilizar um pouco mais a todos é bom lembrar que centro de massa é um conteúdo que nem é dado nas escolas. No entanto, é razoavelmente importante saber condições de equilíbrio do ponto material e do corpo extenso, no assunto de estática. Assim como quais forças agem no corpo e estabelecer as relações entre elas para que haja equilíbrio.

 

O ser e a expressão

Os verbos e os substantivos são a base da língua. Se retirarmos essas duas classes gramaticais da língua não será possível a expressividade. Esta é a importância do estudo dos verbostempo, modo, aspecto e correlações. Como as provas de Português vêm abandonando questões formais, o estudo do tema deve ter em vista um aspecto particular. Quanto mais se estuda esse tópico da matéria, mais é possível enriquecer a expressão linguística, o que resulta em melhor elaboração de respostas escritas, redações ou melhor comunicação oral.

 

Essência da vida

Se os verbos são centrais para a Gramática, o mesmo acontece com as ligações químicas. É o estudo da essência da Química, ou seja, de como é a matéria, o objeto de estudo da área. Nesta semana, veremos mais dois tópicos do assunto: polaridade das ligações e interações intermoleculares (van der Waal e ligação de hidrogênio).

Estes temas são os mais cobrados nos vestibulares. Perguntas sobre polaridade podem aparecer direta ou indiretamente, como base para o ponto de ebulição e princípio de solubilidade, assuntos da próxima semana.

A parte sobre ligações de hidrogênio é de transcendental importância. O DNA, por exemplo, só existe em função das pontes de hidrogênio. Portanto, o assunto está relacionado à essência da vida tal qual a conhecemos. É tema recorrente no vestibular. Pode aparecer associado às propriedades da matéria. O ponto de ebulição, por exemplo, depende das forças intermoleculares. A água é uma molécula muito pequena, deveria ter ponto de ebulição baixíssimo, mas graças à ligação de hidrogênio, sobe para mais de 100º C. É mais um fator da existência da vida.

Finalmente cabe ressaltar que mesmo correndo o risco de uma repetição às vezes até enfadonha, a menção à interdependência entre os variados conteúdos comentados ao longo dos roteiros de estudos tem um propósito claro. É importante notar que os vestibulares e o Enem tendem a priorizar a compreensão global dos conhecimentos. É a química do cidadão, útil, prática. Vale notar que essa orientação é a mesma também para as outras matérias e nesta nova abordagem as decorebas sumiram.