Topo

Unesp 2011/2: prova do primeiro dia da segunda fase exigiu conhecimentos básicos

Karina Yamamoto<br>Editora de UOL Vestibular

Em São Paulo

03/07/2011 19h23Atualizada em 03/07/2011 19h55

As 24 questões do primeiro dia da segunda fase do vestibular de inverno da Unesp (Universidade Estadual Paulista) não chegaram a supreender os professores de cursinho. De modo geral, os docentes ouvidos pelo UOL Vestibular consideraram a prova deste domingo (3) "fácil" para um aluno mediano.

"Os temas [cobrados na prova] foram muito bem escolhidos em ciências humanas", avalia a coordenadora do Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes. "Em ciências exatas, as perguntas de química e física estavam muito fáceis."

 

 

O fato de cada disciplina apresentar poucas questões (entre três e quatro perguntas) fez com que a banca da Vunesp, fundação que elabora a prova, tivesse que selecionar apenas alguns tópicos sem conseguir abraçar todo o programa do ensino médio, segundo os professores.

Confira os comentários disciplina a disciplina:

História

Foi uma prova "muito tranquila" na opinião do professor Antônio Carlos Costa Ramos, do Etapa. As quatro questões da matéria cobraram história contemporânea e período monárquico em história do Brasil. Na opinião da professora Vera Lúcia, o aluno tinha que "fazer uma análise cuidadosa" antes de responder, apesar de os temas serem esperados.

Geografia

Segundo o professor Omar Fadil, de geografia (Etapa), a prova estava "fácil" no que se refere ao conteúdo pedido, mas exigia "conhecimento de mundo". "Das quatro questões [da disciplina] duas exigiam conhecimento de atualidades: uma cobrou tsunamis e a outra, questão do Oriente Médio e situação política do norte da África", explicou. Havia, ainda, uma pergunta sobre água -- tema que também apareceu na parte de biologia, demonstrando a valorização de temas atuais pela banca examinadora.

Filosofia

Segundo Ana Paula Bulgarelli (Etapa), foi uma prova "difícil", porque destou da cobrança que vinha sendo feita, que pedia mais interpretação de texto que análise. "Dessa vez, o aluno precisava entender a problemática de cada questão", segundo Ana Paula.  As quatro questões giraram em torno de um mesmo tema: ética e política, sendo que três foram de filosofia e uma era de sociologia.

A prova foi de "alto nível", segundo Vera Lúcia, do Objetivo. Na opinião da professora, os alunos mais acostumados com a disciplina devem ter tido mais facilidade na resolução dos questionamentos.

Biologia

As três questões destinadas a essa matéria exigiram conhecimento de conceitos básicos do candidato, mas também contato com temas da atualidade, como no caso da pergunta sobre Belo Monte. Uma das questões exigiu conceitos de ciclo da água na natureza e a última, pontos fundamentais da genética.

Para o professor Roberto Biasoli (Etapa), era necessário que o aluno soubesse escrever com clareza para que as respostas ficassem claras ao examinador. "O aluno tem sido bastante exigido nesse aspecto", afirma.

Química

Estava fácil, com enunciados "manjados", segundo Edison Barros Camargo, coordenador de química do Etapa. "Com três linhas, o aluno resolvia a questão", disse Camargo, chamando a atenção para que esse nível de exigência era o mais adequado ao tempo a que os candidatos tinha direito.

Física

O que chamou a atenção do professor Alexandre Lopes Moreno (Etapa) foram as ausências: "sacrificaram ótica e termologia" e não houve "contextualização" nas questões. Segundo ele, é natural ter de optar por poucos temas, uma vez que a matéria tinha direito a apenas três perguntas. Foram duas questões de mecânica e uma de eletricidade, contabiliza. "O aluno médio resolveu sem grandes problemas", analisa Moreno.

Matemática

Dentro da limitação do número de questões, a Vunesp priorizou geometria de triângulos, fatoração de binômios e progressão geométrica. "[A prova] Ficou entre média e baixa complexidade", disse Marcelo Dias Carvalho, do Etapa. Para Vera Lúcia, a questão da progressão geométrica (dos quadrados) era mais difícil, mas as outras duas eram fáceis.