Fuvest: entender tema da redação é ponto de partida para fazer um texto "nota dez"
A adequação ao tema pedido na proposta de redação é essencial para que o estudante pleiteie um lugar entre as melhores redações da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular da USP). Segundo os professores ouvidos pelo UOL Vestibular, essa é condição primordial para que a banca corretora não descarte de cara o texto.
"Invariavelmente, nas melhores redações, o estudante revela uma preocupação em se adequar ao tema, não foge dele em hipótese alguma, e obedece à estrutura dissertativa, se ela é cobrada. Sem essas instruções, a redação nem continua a ser lida", explica a professora Maria Aparecida Custódio, do Curso e Colégio Objetivo, de São Paulo.
Para compreender o que é pedido pelo vestibular, a professora dá uma dica: ler primeiro a proposta - que nem sempre vem em primeiro lugar - e depois ler os trechos de textos apresentados. "Depois de ler o tema, ele [o estudante] vai tentar aproveitar [nos textos] o que ele julgar mais conveniente para a redação. Essa leitura faz toda a diferença: muitos se desviam do que é pedido pois leem por cima, e acabam não entendendo o que é necessário fazer", completa.
Além de não fugir do tema, a capacidade de se expressar com clareza a respeito da proposta é outro ponto em comum dos melhores textos. Como exemplo, o coordenador do Banco de Redações do UOL Educação, Antônio Carlos Olivieri, cita uma redação em que o vestibulando cria um termo que não existe no dicionário - "amorfabilidade": "a redatora/redator criou essa palavra com um viés meio em cima do anglicismo vigente na língua. Apesar do termo não existir nem no inglês nem no português, ficou claro o que ela quis dizer, isso é o que importa, mesmo que ela tenha fugido de critérios mais rígidos da gramática", explicou.
Linguagem
Segundo a professora Maria Aparecida, a linguagem utilizada pelo estudante é o grande diferencial entre as redações. "Aquele que tem uma linguagem rica, diversificada, consegue valorizar o conteúdo, já que todo mundo vai escrever sobre o mesmo tema".
Uma linguagem rica, porém, não quer dizer usar palavras difíceis, mas evitar repetições e linguagem informal. "Quem usa linguagem rebuscada só para impressionar perde pontos", explicou a docente. A diversificação de leituras - indo de quadrinhos até clássicos, "best-selers", jornais, crônicas, contos e blogs, por exemplo - ajudam a compor essa linguagem cobrada nas redações de vestibular.
Aulas e filmes também contribuem para enriquecer o repertório linguístico e cultural do estudante. O conhecimento adquirido não deve ser "compartimentado", explica a professora. "Tudo isso ajuda a construir uma bagagem com diversas referências e o vestibulando pode pôr isso a serviço da redação", diz Maria Aparecida.
Melhores redações
A Fuvest divulgou nesta terça-feira (26) as 56 melhores redações do processo seletivo de 2011. A proposta do ano passado foi "O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?", e trazia quatro trechos de textos, sendo um da revista Veja, um da internet, um do sociólogo Zygmunt Bauman e um do filósofo Gilles Lipovetsky.
Veja as melhores redações da Fuvest 2011
- O coletivo em detrimento do individualismo
- Sobre equívocos, Narcisos e imediatismos
- Auto-destruição
- Pensar no amanhã: prática de hoje
- A fragmentação do homem pós-moderno
- Destinos compartilhados
- Tende a mudar
- Contemporaneidade: Fragmentação social, individualismo e reconhecimento do outro
- Cultivar para crescer
- A liquidez contemporânea
- A contemporaneidade do Panis et Cirsenses
- A atualidade de Dumas: "Um por todos, todos por um"
- O fabuloso destino
- Além da superfície: a essência das relações humanas
- A incivilidade dos gentílicos sem utopia
- Sem título
- Altruísmo na essência humana
- Altruísmo e pensamento a longo prazo como obrigação
- Individualismo x solidariedade
- A expansão da cultura da individualidade
- Ditadura pessoal
- O novo altruísmo
- Altruísmo individual
- O sonho impossível
- Preocupação e organização
- Redescobrindo a premente arte de ver com o coração
- Vantagem a longo prazo
- Para depois
- Frágil, superficial e efêmero
- Liquefação social
- Sustentabilidade conjunta
- Perspectivas
- Plantar e não colher
- Novas necessidades: altruísmo e visão coletiva
- A sociedade primordial contemporânea
- Individualismo predominante
- Indivíduo e imediato: imperativos do status quo
- O homem não é uma ilha
- Necessidade de mudança
- O caminho da caixa maldita
- Uma perspectiva positiva
- Altruísmo nos tempos de cólera
- A ilusão perversa
- Da fluidez da solidariedade
- Por um império "fênix"
- Filho, um dia isso tudo será seu
- A natureza nos fez altruístas
- O fim das relações humanas
- Sobre percorrer o caminho inverso
- Maquiável, Bauman e Machado
- Abnegação solapada
- A solidariedade do mundo efêmero
- Renascimento tardio
- Palmeira ou Narciso?
- A necessidade do altruísmo
- Para que exista o "amanhã", é preciso que o nós "triunfe"
Datas do vestibular 2012
As provas do vestibular 2012 da Fuvest serão realizadas nos dias 27 de novembro (1ª fase) e de 8 a 10 de janeiro de 2012 (2ª fase). As inscrições acontecem entre os dias 26 de agosto a 9 de setembro.
Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e mais quatro instituições também divulgaram as datas de seus vestibulares; confira aqui.
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