Topo

Na volta às aulas, calouros da UnB têm trotes "solidário" e "sujo"

Da Redação*

Em São Paulo

22/03/2011 15h49Atualizada em 25/03/2011 15h39

Na UnB (Universidade de Brasília), a volta às aulas reacendeu o velho debate sobre trote "sujo" versus trote solidário: enquanto a Faculdade de Agronomia da instituição preparou uma recepção especial para os 90 ingressantes, os novos alunos de administração e biologia foram recebidos com balões d'água, tinta e palavrão. Na UnB Ceilândia, no entanto, o trote solidário teve doação de sangue.

Estudantes de agronomia, medicina veterinária e agronegócio receberam instruções gerais sobre como proceder com as inscrições para as matérias e tiveram dicas sobre os estudos nos próximos anos. “Se os estudantes reprovam, fica difícil conseguir vaga no próximo semestre”, explicou a professora Débora Rui.  Segundo a coordenadora do curso de agronomia, Ana Maria Junqueira, matemática, física e biologia são as que mais reprovam no curso.

Água e palavrão
Enquanto isso, na graduação de biologia, alguns veteranos esperaram os calouros saírem da sala com baldes e balões d'água: os novos alunos tiveram que passar correndo para tentar não se molhar. A sala de aula ficou encharcada.

Já os calouros de administração tiveram que caminhar pelo ICC (Instituto Central de Ciências) na posição de "elefantinho". Quando passaram em frente ao DCE (Diretório Central dos Estudantes), criticaram, com gritos de ordem e palavrões, o trote solidário.

"Nosso posicionamento é que o trote é violento e o elefantinho é selvageria. As alternativas que estamos construindo com o trote solidário são as únicas que consideramos viáveis", diz Vitor Guimarães, coordenador do DCE. "Vamos fazer uma campanha incisiva para denunciar essas atitudes e fazer uma série de reuniões com os calouros para que eles não aceitem esse tipo de tratamento".

Novas regras após trote polêmico
O ritual de recepção de novatos entrou em discussão após um vídeo do trote da instituição ter sido divulgado na internet. No trote da faculdade de agronomia, em 11 de janeiro, as calouras tinham que lamber leite condensado em uma linguiça encapada com uma camisinha na frente de veteranos durante o trote.

Atualmente, a regulamentação sobre trotes e outros aspectos da convivência universitária está em consulta pública. O texto em discussão diz que "o trote que submeta o calouro e qualquer outro membro da comunidade acadêmica a ações de tortura, a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante e a situações de discriminação de qualquer natureza é proibido e será combatido com medidas pedagógicas e educativas, sem prejuízo das sanções legais cabíveis".

Veja trecho do vídeo:

*Com informações da UnB.