Topo

Contextualização da prova do 3º dia da Unicamp pode ter atrapalhado em química, dizem professores

Da Redação

Em São Paulo

18/01/2011 20h42

 

Os professores de cursinhos ouvidos pelo UOL Vestibular consideraram que as provas de ciências da natureza da segunda fase da Unicamp 2011, aplicadas nesta terça-feira (18), foram bem contextualizadas, mas que isso pode ter atrapalhado no exame de química.

 

 

Veja os comentários por disciplinas:

Química

  • Anglo: João Usberco diz que foi uma prova “média para difícil”. “O pessoal de humanidades ia ter muita dificuldade nessa prova. Era uma prova para ler com muita atenção para entender o quê o examinador estava querendo.”
  • Etapa: Édison Camargo classificou o exame como “moderno”. “As questões foram contextualizadas em questões atuais, mas a realidade é muito complicada. Jovem teve que fazer esforço muito grande para compreender o enunciado. Mais uma vez, os aprovados na Unicamp terão notas de química baixa.”
  • Objetivo: segundo Eduardo Figueiredo, a prova tinha questões que o aluno “nunca viu em sala de aula”.  “Tinha enunciado completamente diferente do que ele [o estudante] está habituado. A maneira de [as questões] serem apresentadas era completamente diferente.”

Física

  • Anglo: para Ronaldo Moura de Sá, foi uma prova “excelente”. “Quando você pega o conjunto, vai discriminar os alunos na prova de física. [Mas] Há quem gabarite”, afirma.
  • Etapa: segundo Marcelo da Fonseca, foi uma prova “sem surpresas”. “Exige muito em relação ao tempo. O aluno não pode ficar marcando muita bobeira. Prova estressada, corrida.”
  • Objetivo: “Não tinha questão de graça”, diz Eduardo Figueiredo. “Todas tinham conteúdo. A pessoa tem que saber física mesmo.”

Biologia

  • Anglo: Sezar Sasson disse que foi uma prova “criativa”. “Das oito questões, havia quatro com fio condutor comum: evolução biológica. Dificuldade de média pra cima.”
  • Etapa: segundo Ângelo Pavone, o exame de biologia foi muito bem elaborado. “Foi uma prova com textos e questões claras pro aluno. Sem surpresas, bem elaborada e clara.”