Topo

Unicamp: para candidatos, prova desta segunda-feira foi mais fácil que a de domingo

Ana Okada

Em São Paulo

17/01/2011 17h59

A maioria dos candidatos que fizeram a 2ª fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ouvidos pelo UOL Vestibular considerou a prova desta segunda-feira (17) mais fácil que a de ontem.

"Hoje foi melhor, bem menos corrido que ontem. Deu até para sair mais cedo", diz Isadora Szklo, 18. Apesar de ter achado o exame da Unicamp mais específico que o da segunda fase da Fuvest, ela conta que conseguiu fazer todas as questões desta segunda, mas ressalta: "você tinha que saber o conteúdo da prova, não tinha como enrolar".

"O nível [de hoje] foi mediano, ontem foi muito estressante", diz Vítor Coppi, 17, que busca uma vaga em engenharia da computação. Ele conta que, ontem, só fez todas as questões rápido porque "se dá bem com exatas", senão não conseguiria terminar a tempo.

O exame cobrou temas de atualidade dos vestibulandos, mas, segundo Vítor, "não do jeito que as pessoas esperavam". "Caiu a crise econômica de 2008, mas não caiu o terremoto do Chile, ou os problemas com tráfico de drogas, no Rio de Janeiro, que eram esperados", explica.

As seis questões de inglês também não apresentaram dificuldades para os vestibulandos. Segundo os relatos, os textos eram de fácil compreensão. "Estava super fácil, só teve uma ou outra palavra que eu não sabia", diz a estudante Esther Vargas, 17, que presta vestibular para economia.

Correção

A Unicamp fez hoje o segundo dia de provas da segunda fase do processo seletivo 2011; o processo seletivo vai até terça-feira (18). Foram convocados 16.644 candidatos para esta etapa. O UOL Vestibular terá a resolução comentada da prova, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.

 


Todas as provas são dissertativas; veja o cronograma da 2ª fase:
 

  • 1º dia (16/1) – Prova de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa (12 questões) e prova de matemática (12 questões);
  • 2º dia (17/1) – Prova de ciências humanas e artes (18 questões) e prova de língua inglesa (6 questões);
  • 3º dia (18/1) – Prova de ciências da natureza (24 questões).


Os candidatos convocados para a segunda fase devem fazer todas as provas desta etapa, independentemente do curso escolhido. As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música serão realizadas entre os dias 24 e 27 de janeiro.

Segundo a assessoria de imprensa, o padrão de respostas esperadas será divulgado durante a próxima semana, mas a data exata ainda não foi definida.

A lista de convocados em primeira chamada será divulgada em 7 de fevereiro, a partir das 12h. As notas e a classificação de cada candidato serão publicadas no dia 9 do mesmo mês. Estão em disputa 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.