Topo

No segundo dia da Unicamp, vestibulandos esperam ter mais tempo para a prova

Ana Okada

Em São Paulo

17/01/2011 14h11

 

Após um primeiro dia de provas considerado curto até mesmo por professores de cursinho, nesta segunda-feira (17) os vestibulandos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) esperam conseguir ter tempo para resolver todas as 24 questões de ciências humanas que serão cobradas na continuação da segunda fase.

“Ontem foi bem corrido. Acho que hoje vai ser também. Vai ser mais texto, por ser de humanas”, diz Felipe Napoli, 18. O jovem deixou quatro questões em branco no domingo e conta que, dos amigos que estão prestando vestibular, encontrou poucos que conseguiram terminar a prova. Ele tenta uma vaga em engenharia.

O tempo de prova também é a preocupação de João Luiz Albuquerque, 17, “Espero que não seja tão comprida quanto a de ontem, tive que deixar umas cinco questões”, diz o jovem, que tenta uma vaga para química.

Para André Pacamano, 19, além do tempo, o fato de o exame de hoje ser de humanas também é motivo para preocupação. “Estou bem nervoso. Ontem faltou tempo e hoje a prova é de humanas ainda, e, para mim, que quero engenharia, é mais difícil. Mas estamos aí, vou tentar ser mais rápido que ontem”, diz o vestibulando, que pretende fazer engenharia da computação.

Marcio Maeda, 55, acompanha a filha Hikaru Maeda, 17, nos vestibulares. Ele conta que viu a prova de ontem e também a achou comprida. “Matemática estava fácil, o problema era mais a questão do tempo. Minha filha deixou cinco questões em branco”. “Prestei vestibular em 1979 e, naquela época, dava mais tempo [para fazer a prova]. Acho que era mais light”, diz o pai, que fez engenharia na Poli-USP (Universidade de São Paulo).

Correção

A Unicamp faz hoje o segundo dia de provas da segunda fase do processo seletivo 2011. Os exames começaram ontem (16) e vão até terça-feira (18). Foram convocados 16.644 candidatos para esta etapa. O UOL Vestibular terá a resolução comentada da prova, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.

Hoje, serão aplicadas a prova de ciências humanas e artes e a prova de língua inglesa.

 


Todas as provas serão dissertativas. Veja o que será cobrado em cada dia:
 

  • 1º dia (16/1) – Prova de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa (12 questões) e prova de matemática (12 questões);
  • 2º dia (17/1) – Prova de ciências humanas e artes (18 questões) e prova de língua inglesa (6 questões);
  • 3º dia (18/1) – Prova de ciências da natureza (24 questões).


Os candidatos convocados para a segunda fase devem fazer todas as provas desta etapa, independentemente do curso escolhido. As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música serão realizadas entre os dias 24 e 27 de janeiro.

Segundo a assessoria de imprensa, o padrão de respostas esperadas será divulgado durante a próxima semana, mas a data exata ainda não foi definida.

A lista de convocados em primeira chamada será divulgada em 7 de fevereiro, a partir das 12h. As notas e a classificação de cada candidato serão publicadas no dia 9 do mesmo mês. Estão em disputa 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato ou pelo site do vestibular.