Topo

Unicamp 2011: tempo e novo formato preocupam vestibulandos da segunda fase

Ana Okada

Em São Paulo

16/01/2011 14h04

O tempo para fazer a questões e o novo formato do vestibular foram algumas das preocupações dos candidatos que compareceram no primeiro dia da segunda fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na Unip Vergueiro em São Paulo neste domingo (16).

"Tenho receio [de] que seja um pouco mais complicado, porque a primeira fase não foi tão difícil", diz Gabriela gonçalves Mendes, 19, que presta odontologia. O tempo -- 4 horas para 24 questões dissertativas -- também é sua preocupação. "Acho que é o que vai pegar", disse.

Bruno Sakamoto, 19, também acha que a segunda fase pode ser mais exigente. "Pessoalmente, acho que matemática vai ser mais difícil", disse o estudante que concorre para desenvolvimento de sistemas.

Já Felipe Albanit, 18, tem queixa sobre a duração da prova. Na opinião dele o período é curto. "É muito pouco tempo para 24 questões; na USP o que complicou foi isso [muitas questões para o tempo de prova]", conta o vestibulando que tenta uma vaga para ciências sociais.

Atrasado

Pedro de Toledo, 18, chegou dez minutos depois do fechamento das portas em local de prova de São Paulo. Seu atraso o tirou da disputa por uma vaga em engenharia de produção na Unicamp.  "A sensação é horrível", declarou o vestibulando. "Acontece essa fatalidade e não tem como prever."

O estudante, que presta vestibular pela primeira vez, confundiu o local de prova. Ele se dirigiu ao mesmo lugar em que realizou as provas da primeira fase -- a organização do vestibular ressalta que os locais de prova podem ser diferentes.

Segunda fase

A segunda fase do processo seletivo 2011 da Unicamp começa neste domingo (16) e vai até terça-feira (18). Foram convocados 16.644 candidatos para esta etapa. O UOL Vestibular terá a resolução comentada da prova, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.

Nos três dias da segunda fase, a entrada nos locais de prova ocorre até as 13h. O local do exame não é necessariamente o mesmo do da primeira fase, é preciso consultá-lo aqui. Os organizadores do processo seletivo aconselham os vestibulandos a chegar ao local de prova às 12h e a sair de casa com antecedência, para evitar trânsito e congestionamento.

Nos Estados em que não há horário de verão, será seguido o horário local e não o de Brasília. A prova tem duração de quatro horas e permanência mínima de 2h30. A Unicamp orienta ainda que os candidatos façam o percurso até o local de prova antes do dia do exame, para conhecerem o caminho.